O 7º Festival CircoLar está com inscrições abertas para uma série de atividades gratuitas, que vão acontecer entre os dias 12 e 14 de dezembro, na Funarte-MG (rua Januária, 68, Centro), em Belo Horizonte. É a primeira vez que o evento, reconhecido por difundir a arte circense como ferramenta de formação e transformação social, chega à capital mineira. As inscrições para as oficinas de Bambolê, Palhaçaria, Roda Cyr, entre outras, devem ser feitas online pelo link. As vagas são limitadas. Detalhes: @institutoculturalcircolar.
“Levar o Festival CircoLar à capital mineira é um desafio muito simbólico para nós da gestão do ICC. As artes circenses precisam ocupar lugares de destaque na sociedade. Outras seis edições do festival aconteceram em Contagem e, agora, chegou a vez de ocuparmos a região mais central do Estado, levando o trabalho desenvolvido em nossa cidade a um público cada vez maior”, aponta Deisy Castro, presidente do Instituto Cultural CircoLar (ICC), frisando o compromisso social e formativo da instituição.
Destinadas para adultos e jovens a partir dos 16 anos, as atividades oferecem experiências práticas em modalidades diversas, como palhaçaria, roda cyr, arame esticado, contorcionismo, bambolês e força capilar, além de um aulão matinal e vivências corporais abertas ao público. As ações serão conduzidas por artistas e professores de destaque na cena circense e no Instituto Cultural CircoLar, entre eles Rafaela Martins, Naara Andrade, Richard Rodrigues, Lucas Castro, Janaína Morse, Nayara Camargos e Stéfany Lorraine.
“Ações formativas neste formato fomentam as práticas circenses e impactam de forma muito efetiva os envolvidos. É uma oportunidade rara de transmissão de técnicas específicas no universo do circo. O ICC se preocupa com a continuidade das atividades circenses e por isso promove encontros como estes, valorizando a formação técnica especializada dos professores convidados, oportunizando um primeiro contato com técnicas variadas a diversas pessoas e oferecendo estrutura segura para as práticas”, garante Deisy Castro.
As inscrições para as oficinas do 7º Festival CircoLar devem ser realizadas com antecedência. As vagas são limitadas, e a seleção será feita a partir das respostas enviadas pelo formulário online. As atividades terão duração de duas a três horas e acontecem em diferentes espaços da Funarte-MG, oferecendo ao público a oportunidade de experimentar técnicas corporais, acrobáticas e expressivas que estão na base do fazer circense. As atividades também contemplam práticas voltadas à criação, à preparação física e à pesquisa de movimento, promovendo um encontro entre formação, arte e coletividade. “O papel do ICC é impactar positivamente a vida das pessoas através das práticas circenses”, finaliza Deisy Castro.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.