Entre os dias 24 de janeiro e 18 de março, o CCBB BH recebe a exposição “A.R.L. Vida e Obra”, que se aprofunda na produção de Antônio Roseno de Lima, artista plástico e fotógrafo brasileiro reconhecido como expoente da arte bruta.
Antônio Roseno de Lima
Nascido em Alexandria (RN), o artista morou na favela Três Marias, em Campinas (SP), até a sua morte, em junho de 1998. A.R.L., como assinava nas pinturas, coloria seu barraco com obras comoventes, que partiam de materiais precários, a maioria deles encontrados no lixo.
Apesar da extrema pobreza, Roseno encontrava espaço para se expressar e sonhar, de forma livre, criativa e surpreendente. Os materiais utilizados pelo artista vão de pedaços de latas retirados dos entulhos a papelões, madeira e esmalte sintético das sobras das latas utilizadas para pintar portas.
Nas obras, as diversas aspirações e sonhos do artista são concretizados através da pintura, como a casa bonita, colorida e com luz elétrica, o prédio moderno e a fábrica onde almejava trabalhar.
Ingressos
A exposição ocorre nas galerias do térreo, e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso pela bilheteria do CCBB ou aqui.
Deixe um comentário