
A qualidade do ar interno em ambientes fechados é um tema que vem ganhando atenção nos últimos anos, mas ainda necessita de visibilidade e, de importantes ações por parte dos agentes envolvidos. Diversos espaços de grande circulação, como hospitais, shoppings, escolas, academias e edifícios comerciais, operam fora dos padrões adequados, descumprindo normas legais e expondo usuários a riscos de contaminação por agentes presentes no ar. Fatores como má manutenção, projetos inadequados e falta de controle sobre sistemas de climatização contribuem para esse cenário preocupante. Renovação de Ar, Filtragem, Projetos, Tratamento do Ar, Novo Selo de QAI são alguns temas em evidência no evento.
Organizados pelo Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interior, por meio da Regional ABRAVA MG – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), em parceria com o Chapter Brasil da ASHRAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado), os eventos acontecerão na sede do CREA-MG, em Belo Horizonte. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
O Seminário reunirá especialistas nacionais e internacionais para discutir o cumprimento, impactos e as atualizações de normas técnicas — como ABNT NBR 7256, NBR 17037 e a Lei Federal 13.589/2018, que institui o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) obrigatório para sistemas de climatização em ambientes coletivos. Neste contexto, serão abordados temas como as boas práticas, novas tecnologias e o impacto direto da qualidade do ar na saúde das pessoas.
Paralelamente, a ExpoQualindoor apresentará soluções e inovações do mercado, conectando empresas e profissionais do setor e de áreas relacionadas. O evento tem como objetivo promover o networking e a atualização técnica.
Embora a legislação exista, sua aplicação ainda é falha. Exemplo disso é o trabalho de fiscalização realizado pela Vigilância Sanitária de Belo Horizonte, que tem identificado diversas não conformidades nos sistemas de climatização de edifícios públicos e privados.
A expectativa da organização é atrair um público diversificado, que inclui profissionais dos setores representados, engenheiros, arquitetos, gestores prediais, administradores, técnicos em segurança do trabalho, projetistas, biólogos, químicos, profissionais de recursos humanos, estudantes, interessados nas áreas correlatas, além de profissionais da área médica
A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis 14º Seminário Internacional de Qualidade do Ar Interno e XIX Expoqualindoor – ABRAVA
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Deixe um comentário