
No mês de maio (19/05) é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, afim de promover campanhas que estimulem a doação de leite materno e debates sobre a importância do aleitamento e doação de leite humano.
O leite humano tem a composição ideal (macro e micronutrientes, componentes imunológicos e hormônios), para os bebês nas fases iniciais (até os seis meses de vida), protegendo-os contra doenças.
Por ser dinâmica, a produção varia conforme: estágio da lactação, alimentação materna, hora do dia, idade do bebê, e armazenamento do leite, e depende de fatores como a sucção efetiva do bebê (pega correta), descanso adequado e hidratação materna suficientes.
Veja a composição nutricional do leite humano na tabela a seguir. E é graças a toda esta sua completude nutricional, que a alimentação materna precisa ser prioridade no pós-parto.

Fonte: TBCA, USDA.

Atenção mamães!
Alimentos e aos hábitos que podem contribuir com uma produção de leite humano de qualidade nutricional e em quantidade ideais:
- Água é fundamental para a qualidade e quantidade da produção – mamães, bebam água.
- Chá de capim-limão – ou erva-cidreira tem ação calmante e analgésica.
- Proteínas em todas as refeições: carnes magras (brancas), peixes (salmão, sardinha), leguminosas (feijão, lentilha), ovos, leite e derivados, especialmente aqueles fortificados com cálcio.
- Frutas e legumes – fontes de vitaminas e minerais.
- Grãos integrais (aveia, quinoa, trigo, arroz integral) – ricos em nutrientes essenciais, vitaminas complexo B, ferro.
- Linhaça – As sementes são ótima fonte de ácidos graxos ômega-3 e lignanas.
- Vegetais, principalmente folhosos verde-escuros como espinafre, couve e brócolis que são ricos em cálcio, ferro e vitaminas A e C.
- Reduzir o consumo de doces, açúcares de adição e frituras.
- Alguns alimentos por possuírem efeito estimulantes ou irritante, devem ser evitados: pimenta e temperos exóticos, que a mãe não está habituada.
- Consumir com moderação café, chás com cafeína (preto, verde, branco), chocolate.
- Evitar o consumo de álcool.
A amamentação, é uma demonstração de afeto, segurança e proteção, que fortalece o vínculo entre mãe e filho e traz inúmeros benefícios para ambos. Alimente-se bem, cuide-se e seja uma mãe nutridora em potencial para o seu filho (a).
A doação de leite materno é um ato e amor, fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Alimente-se bem, cuide-se e seja uma doadora de leite humano em potencial.
Até Breve
Marcela Nutri

Marcela Rodrigues Rocha
Nutricionista (CRN9 – 5529), especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutoranda em Engenharia de Alimentos – USP.
@marceladricha
Referências:
FoodData Central. USDA U.S. Departament of Agriculture.
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA – 7.2).