
A Mimulus Cia de Dança anuncia a sua primeira criação desenvolvida em duas etapas, que resultará em duas obras: essa primeira voltada especificamente para apresentações em praças, parques ou outros espaços públicos da cidade; e a segunda, para palcos, que segue em processo de criação. A Cia irá promover neste sábado, dia 09 de agosto, duas apresentações de “Chão – Uma Intervenção Urbana”, antecipando a tônica do espetáculo.
Com concepção e direção de Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, a temática que norteia a criação coreográfica da intervenção e também do espetáculo, surgiu a partir de uma ideia de observação do próprio elenco, que foi inspirada nas chamadas “linhas do desejo”, que são aqueles caminhos geralmente inventados pelos pedestres, bastante comum nas áreas urbanas, possibilitando a criação de passagens improvisadas, que servem para encurtar distâncias, criando rotas alternativas. O projeto então investiga e questiona a forma como habitamos, circulamos e usufruímos do espaço urbano. Além da abordagem metafórica e poética das “linhas do desejo”, que nos remete às subversões que fazemos dos caminhos que a vida nos impõe.
Ed Andrade, cenógrafo da Cia, desde 2001, está mais uma vez ao lado da Mimulus nesta nova obra. Os figurinos são assinados por Juliana Macedo, que também é bailarina da Cia, e assume a função após a partida de Baby Mesquita, de quem ela era assistente na criação dos vestuários. Uma curiosidade é que os figurinos foram inteiramente desenvolvidos a partir de técnicas de upcycling, resgatando peças que já faziam parte do acervo da Mimulus, mas que não estavam mais em uso. Isso permitiu a criação de novas peças, desenvolvidas a partir do reaproveitamento de partes dos modelos já utilizados em outras montagens ou projetos da Cia.
“Chão – Uma Intervenção Urbana” terá duas apresentações gratuitas neste sábado, dia 09 de agosto. Às 10h, na Praça do Encontro, no Bairro Serra Verde, na região de Venda Nova; e às 15h, na Praça Amadeo Lorenzato, no Bairro Pilar, na região Oeste da cidade. Após as apresentações, serão oferecidas aulas abertas de dança ao público presente. A apresentação das 15h ainda terá, na sequência, a participação especial de Maurício Tizumba, Fran Januário e da Guarda de Congo Velho Nossa Senhora do Rosário.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.