
A crescente digitalização dos serviços trouxe comodidade e agilidade para o dia a dia das pessoas, permitindo o acesso rápido a uma série de recursos e facilidades sem sair de casa. Porém, com essa evolução também surgem novos riscos. Criminosos têm se aproveitado dessas transformações para aplicar golpes cada vez mais sofisticados. Diante desse cenário, o Itaú Unibanco emite um alerta sobre a mais recente modalidade: o golpe do exame médico.
“Na modalidade, os golpistas se passam por funcionários de instituições de saúde. Eles entram em contato diretamente com o paciente, alegando que os resultados dos exames não podem ser acessados pela internet e oferecendo entrega domiciliar mediante o pagamento de uma taxa. No momento da entrega, a transação é realizada com valores muito superiores ao informado, causando prejuízos consideráveis às vítimas,” explica Victor Thomazetti, superintendente de Prevenção a Fraudes do Itaú Unibanco.
O Itaú Unibanco apresenta cinco dicas para a prevenção contra o golpe do exame médico.
- Desconfie de chamadas telefônicas com tom de urgência
Criminosos tendem a utilizar discursos alarmantes e prazos curtos para forçar decisões impulsivas. Na modalidade, o golpista pode alegar que a pessoa ficará sem acesso ao exame ou que algo grave foi identificado, visando chamar a atenção da vítima.
- Entre em contato diretamente com a instituição de saúde
Antes de realizar qualquer pagamento ou fornecer informações, confirme a solicitação através de canais oficiais de atendimento do laboratório que realizou o exame.
- Não forneça dados por telefone ou e-mail
Golpistas frequentemente pedem informações pessoais ou financeiras para dar credibilidade ao golpe. Evite fornecer dados sensíveis, como CPF, informações da conta bancária e senhas, por exemplo.
- Verifique o beneficiário e o valor antes de realizar a transferência
Caso haja cobrança para entrega de exames, certifique-se de que o valor e o beneficiário correspondem exatamente aos dados informados pelo laboratório.
- E, caso tenha sido vítima de golpe ou fraude…
Entre em contato com a instituição financeira imediatamente para realizar os bloqueios necessários e faça um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.
Para orientar a população sobre boas práticas de segurança, o Itaú desenvolve materiais de conscientização e disponibiliza um canal com informações sobre prevenção que pode ser acessado pelo site oficial. Além disso, o banco oferece uma série de funcionalidades em seu aplicativo Itaú Empresas, reunidas no Hub de Segurança, incluindo os seguintes recursos: iToken, localização, reconhecimento facial e ajustes de senhas e acessos, suporte 24h por dia, e o Alerta Pix, que aparece automaticamente no momento da transferência, somente em situações em que transações atípicas forem identificadas.
Amigos e familiares podem ajudar no bloqueio de contas e cartões pós roubo ou furto
Você sabia que qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões (pessoa física ou jurídica) de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto? Basta ligar para a nossa Central de Atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo. O processo é simples e rápido e você contribui com a prevenção contra golpes e fraudes.
Central de Atendimento Itaú Unibanco
4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
0800-970-4828 – demais localidades
Além disso, o banco oferece uma página dedicada ao tema, onde você pode conhecer mais sobre o assunto e compartilhar com amigos e familiares. Acesse itau.com.br/seguranca e confira!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.