O Curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas, a partir do Grupo de Pesquisa Histórica e Preservação Audiovisual, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Preservação e Restauração do Audiovisual (INCT PreRes). O projeto objetiva estruturar uma rede colaborativa de laboratórios e grupos de pesquisa universitários, de diferentes regiões do país, para atuar na reunião, preservação, restauração e difusão da produção audiovisual realizada em suportes analógicos e digitais.
O INCT é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio de agências de fomento local, e contou com o investimento de quase R$ 7 milhões, que serão distribuídos ao longo de quatro anos. A verba será utilizada para a aquisição de infraestrutura, insumos e pesquisa, além de bolsas aos integrantes.
O INCT PreRes é coordenado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e, além da PUC Minas, também fazem parte laboratórios e grupos da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), PUC-Rio e Fundação Getúlio Vargas.
A proposta é de uma metodologia colaborativa, por meio da troca de experiências, intercâmbio para fins de treinamento e aquisição conjunta de infraestrutura, no entendimento do papel protagonista das universidades frente ao desafio da preservação audiovisual brasileiro. A atuação do INCT PreRes se vincula à vocação extensionista das universidades, além de possibilitar práticas pedagógicas inovadoras, estimular pesquisas originais e novas criações artísticas a partir dos acervos.