
Belo Horizonte se prepara para viver um mês inteiro de solidariedade na gastronomia. A partir da próxima segunda-feira, dia 1 de setembro, o Circuito Chefs Contra o Câncer estreia na capital mineira como uma das grandes novidades do projeto beneficente em prol da Casa de Acolhida Padre Eustáquio – CAPE, instituição referência nacional no acolhimento de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e outras doenças não infecciosas. A iniciativa faz parte da agenda do Setembro Dourado, mês voltado à conscientização sobre o câncer infantojuvenil.
De 1 a 30 de setembro, 26 restaurantes, bares e cafeterias vão oferecer pratos ícones das casas ou especialmente criados para o Circuito, com 40% do valor destinado à CAPE, fortalecendo a rede de cuidado que já transformou a vida de mais de 1.200 crianças de todo o Brasil. A casa, que acolhe até 120 pacientes simultâneos e seus acompanhantes, garante moradia, alimentação, apoio psicológico, pedagógico, nutricional e social em todas as etapas do tratamento com custo zero para os acolhidos.
“Esta será a 11ª edição do Chefs Contra o Câncer, e com o seu amadurecimento, decidimos ampliar o projeto para além do tradicional jantar de gala, criando um circuito gastronômico durante o todo o mês da campanha Setembro Dourado. A ideia é permitir que mais pessoas possam participar, ampliando a conscientização sobre a causa do câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce, além de aumentar a visibilidade e a arrecadação de recursos para a CAPE. Convidamos bares, cafés e restaurantes de todos os tipos e faixas de preços, mas que compartilham a qualidade e a criatividade gastronômica”, aponta Thiago Romano, co-curador do Circuito Chefs Contra o Câncer.
São três as categorias de empreendimentos participantes: entre os Restaurantes confirmados estão: Belves Bistrô, Dona Lucinha Matriz, La Vera por Leonardo Fontanelli, Lagar Tragaluz, Minas Demais, Ninetto Trattoria, Nino Cucina, Omilía Restaurante, Rex Bibendi, Taste-Vin, Terraço Niê e 68 La Pizzeria. Na categoria Bares e Gastrobares, marcam presença o AVRA, Bar da Lora Savassi, Cabernet Butiquim, LOOP Gastrobar, Quinteiro Bar, Tatu Bola Savassi e Tip Top Bar e Restaurante. E as Cafeterias, Confeitarias & Brunch participantes são: Amoras Café, Boca do Forno (Lourdes e Cidade Nova), Dona Torta, Fofíssimo Café, PetCafé, Uluru Café e Zuzunely.

Estrelas da gastronomia brasileira em menu inédito
Encerrando o Setembro Dourado, no dia 30/9, acontece o já consagrado jantar beneficente Chefs Contra o Câncer, no Complexo CentoeQuatro. Nesta edição, o evento de gala contará exclusivamente com chefs convidados de fora, criando uma noite única e exclusiva, com alguns dos principais nomes da gastronomia nacional trazendo pratos icônicos de cada um deles. Estarão presentes os chefs Onildo Rocha (PB), à frente dos premiados Notiê, Abaru e Cozinha Roccia; Rachel Codreanschi (SP), chef-executiva do Rosewood São Paulo; Marco Renzetti (IT), que tem uma Estrela Michelin pelo Fame Osteria, além de ser o chef do Nino Cucina; Morena Leite (BA), do Capim Santo de Trancoso; e o confeiteiro Lucas Corazza (SP), apresentador do programa Que Seja Doce, do canal GNT. Pela 11ª vez, o jantar terá harmonização de vinhos assinada pelo chef Rodrigo Fonseca (MG), que há quase 40 anos comanda o Taste-Vin, um dos restaurantes mais premiados de Belo Horizonte. O coquetel receptivo será assinado pelo chef anfitrião do Complexo CentoeQuatro / Montê Bar, Victor Zulliani (MG).
Com vagas limitadas, as doações que dão direito a um convite para o jantar já estão disponíveis, por R$ 1 mil, pelo telefone (31) 99204 0008. O valor será inteiramente destinado à Casa de Acolhida Padre Eustáquio – CAPE.
Porque o que vale é a vida: a força por trás do Chefs Contra o Câncer
Mais do que um evento, o Chefs Contra o Câncer é uma causa. Toda a arrecadação é destinada à CAPE – Casa de Acolhida Padre Eustáquio, instituição que desde 2013 transforma o tratamento oncológico em um caminho mais digno, humano e possível para crianças e adolescentes vindos de todo o Brasil. Referência nacional, a CAPE oferece acolhimento gratuito e integral para famílias em situação de vulnerabilidade, com moradia, alimentação, apoio psicológico, pedagógico, nutricional e social durante todas as etapas do tratamento.
A casa já acolheu mais de 1.200 crianças e tem capacidade para receber até 120 pessoas simultaneamente, entre pacientes e seus acompanhantes – vindos, em sua maioria, de regiões com pouco acesso a serviços de saúde especializados. Toda essa estrutura é mantida exclusivamente por doações, com custo mensal estimado em R$ 200 mil. As principais fontes de arrecadação incluem doadores individuais, campanhas como o Presente Solidário e o Troco Solidário, o programa Empresa Amiga e eventos beneficentes como o McDia Feliz, Chefs Contra o Câncer e o Bazar Julia Menotti.
Com auditoria externa independente desde 2017, a CAPE é reconhecida por sua excelência em gestão e compromisso com a transparência. A instituição já conquistou o Selo Doar A+ por cinco anos consecutivos, o selo ONG Transparente e o prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil, sendo considerada uma das iniciativas mais confiáveis e eficientes do terceiro setor. A cada prato vendido, a cada gesto de apoio, a CAPE transforma solidariedade em cuidado — e dignidade em possibilidade real de cura.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.