
Após apresentar altas taxas de crescimento no período pós-pandemia, o volume de atividade turística de Minas Gerais fechou o primeiro semestre de 2025 com queda de -1,8%. Apenas os meses de fevereiro e março tiveram desempenho positivo no ano. O cenário nacional apresenta crescimento de 6,6% no acumulado do ano.
Os dados analisados pelo Núcleo Estudos Econômicos da Fecomércio MG fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE referentes a junho, que na comparação com o mês anterior, a atividade turística teve recuo de -4,2% no estado em junho enquanto a média de crescimento nacional foi de -0,9%.
Quando se compara o desempenho de junho de 2025 frente a junho de 2024, houve desaceleração da atividade turística de -7,6% em Minas. Em igual período do ano passado, em relação a 2023, o crescimento do turismo no estado foi da ordem de 4,4%. No contexto nacional, houve incremento de 4,1% (foi de 4,0% em 2024).
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, o desempenho da atividade turística em Minas Gerais no primeiro semestre revela uma desaceleração preocupante frente ao cenário nacional. Enquanto o Brasil registra crescimento, Minas Gerais apresenta queda no acumulado do ano. “Essa diferença pode ser atribuída a concentração de resultados positivos em apenas dois meses do ano, e as altas taxas de juros (15,0% a.a) que dificultam acesso ao crédito por parte dos empresários e consumidores diminuindo o ritmo dos investimentos e do consumo”, explica Gonçalves.
Nos últimos 12 meses, julho de 2024 a junho de 2025, a atividade turística tem desempenho positivo de 1,1% no estado, sendo que a média nacional é de 6,1% para o período.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.