
Belo Horizonte vai se transformar na Capital Nacional da Educação. Entre os dias 5 e 7 de outubro, a cidade recebe no Expominas o Liga da Gide, festival com expectativa de mais de 12 mil participações.
Totalmente voltado à comunidade da educação básica brasileira, o evento vai levar a dirigentes, gestores e professores as boas práticas que vêm gerando resultados de destaque nas redes públicas de ensino. Debates sobre o futuro da educação no país e o uso da Inteligência Artificial e tecnologia aplicada à aprendizagem também serão temas das conversas. A organização é da Fundação da Gide (FdG), instituição sem fins lucrativos que há quase 30 anos atua em parceria com governos estaduais e prefeituras municipais para a melhoria da educação básica.
De acordo com o presidente da FdG, Rodrigo Godoy, o Festival de Educação Liga da Gide visa reconhecer as conquistas daqueles que estão localmente fazendo a diferença e vencendo os desafios da educação. “O encontro também é uma homenagem aos educadores, já que será realizado no mês dedicado a eles – 15 de outubro é o Dia do Professor -, ou seja, é a nossa forma simbólica de celebrar, valorizar e premiar quem constrói diariamente o futuro do país”. Ainda segundo Rodrigo, este é o mais completo evento de aprendizagem do Brasil.
Na abertura oficial, marcada para 05/10, haverá um concerto do trio italiano IL VOLO, que promete emocionar o público com seu estilo crossover— uma fusão de gêneros que conecta gerações. Formado por Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble, o trio reforça o poder da boa música como ferramenta de inspiração. Os italianos serão acompanhados pela Orquestra Villa Lobos.
Já ao longo dos dias 6 e 7, uma programação intensa estará à espera dos participantes: painéis com dirigentes educacionais, educadores e organizações que lideram mudanças na educação brasileira, palestras com especialistas e apresentação de boas práticas que estão redesenhando a realidade escolar no país, além de espaços de troca/networking, são alguns dos atrativos do grande evento.

Principais nomes da programação
06/10, segunda-feira
Dirigentes confirmados
Suely Rodarte
Diretora Executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (UNDIME/MG), acumula décadas de liderança em fóruns e colegiados dedicados à gestão e à valorização da educação básica. Já esteve à frente de secretarias municipais de educação, atuou como vice-presidente da Undime Nacional, presidente da Undime Regional Sudeste e presidente da Undime MG em duas gestões.
Júlia Sant’Anna
Foi Secretária de Educação de Minas Gerais (2019–2022) e Subsecretária de Infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2017-2018). Atualmente é diretora-Executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ e mestre em Estudos de Desenvolvimento pela Universidade de Londres.
Roni Miranda
Secretário de Estado de Educação do Paraná, iniciou a carreira como professor da rede estadual, em 2005. Também atuou como subchefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Norte, onde permaneceu até 2017, quando assumiu a chefia do NRE, função que exerceu por dois anos. Foi diretor de Educação da Seed, gerindo a área responsável pela articulação de políticas públicas educacionais, pela formação continuada dos professores da rede e pelo fortalecimento da aprendizagem dos estudantes do Estado, o que contribuiu para levar o Paraná ao 1º lugar do Ideb do ensino médio entre as redes estaduais de ensino de todo o país.
Ernesto Martins Faria
Palestra: Dados e evidências para transformar políticas públicas e práticas escolares
Horário: 11h10 às 12h10
Diretor-fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). Foi um dos cocriadores do QEdu, a maior plataforma de dados educacionais do país, já atuou como especialista no Ministério da Educação e hoje lidera pesquisas de impacto nacional por meio do Iede.
Marcelo Beltrão
Palestra: Educação que transforma – gestão que inspira
Horário: 16h40 às 17h40
Prefeito de Coruripe/AL – maior Ideb do Brasil em cidades de mais de 50 mil habitantes. Referência em políticas públicas, atualmente exerce seu segundo mandato. Reeleito com mais de 90% dos votos, tem deixado marcas expressivas, transformando o município em referência nacional em educação. Foi deputado estadual e presidiu a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Alagoas, além de ter sido prefeito de Jequiá da Praia por dois mandatos, onde alcançou um feito inédito: colocar o município em primeiro lugar no Ideb de Alagoas por três anos consecutivos. Também preside a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
07/10, terça-feira
Patricia Sierra
Palestra internacional
Horário: 9h30 às 10h30
Diretora Executiva da Fundación Pies Descalzos, organização fundada pela cantora Shakira que busca contribuir para a qualidade da educação de crianças, jovens e suas famílias na Colômbia. Com mais de 40 anos de experiência, lidera diversos projetos sociais de sucesso na Colômbia por meio da Fundação. Já atuou pelo Fundo Cristão para a Infância e UNESCO, sendo agraciada com o Prêmio She Is Global 2023. É mestre em psicologia social, especialista em desenvolvimento infantil, pesquisa educacional e práticas pedagógicas.
Painel: Tecnologia na educação com Alessandro Leal, Felipe Neves e Henrique de Castro
Horário: 14h às 14h45

Alessandro Leal
Diretor do Google for Education para a América do Sul. Juntou-se à companhia em 2011, onde trabalhou no Brasil e nos Estados Unidos. Com mais de 30 anos de experiência em vendas, estratégia e finanças, trabalhou na BR MALLS, Oi e Souza Cruz. É professor convidado da FGV e FDC e mentor de Startups na Endeavor, Inovativa e no Google for Startups. Formado em engenharia de produção pela UFRJ e Mestre em Administração de Empresas na PUC-RJ, possui especializações em Negócios por Stanford, Harvard, Singularity University e Governança Corporativa pelo IBGC e FDC.
Felipe Neves
Líder de IA e Google Workspace para educação na América Latina, atua há mais de 10 anos com educação no Brasil e na América Latina, tendo sido reconhecido como uma das pessoas mais influentes abaixo dos 30 anos pela revista Forbes Brasil em 2018 (Forbes 30 under 30).
Henrique de Castro
Com 23 anos de experiência em tecnologia, é um dos pioneiros da IA no Brasil. Desde 2009, vem liderando projetos que já impactaram mais de 10 milhões de usuários. É fundador e CEO da New Rizon e CTO da FdG.
Maria Helena Godoy
Talk show
Horário: 14h45 às 15h30
Idealizadora da metodologia Gide – Gestão Integrada da Educação Avançada, a Professora Maria Helena é pedagoga e especialista em gestão moderna aplicada à Educação. Autoridade nacional em gestão escolar, possui 12 livros técnicos sobre o assunto. Paralelamente, já publicou sete livros infantis, dois deles com foco nos princípios de gestão aplicados ao contexto escolar das crianças. Reconhecida palestrante e formadora de gestores na área educacional, atuou como Diretora Técnica da Fundação da Gide por mais de 20 anos e agora integra o Conselho Curador.

Edu Valladares
Palestra: Educação socioemocional
Horário: 16h às 17h
Fundador da EDU VLLD, designer de experiências de aprendizagem, palestrante e professor. Criador do conceito Aprendabilidade® e especialista em desenvolver a Aprendizagem Intencional.
Sobre a Liga da Gide
Com 70 mil educadores de todo o país, a Liga da Gide é uma comunidade criada pela FdG, que conecta profissionais comprometidos com a transformação da educação pública no Brasil. Mais do que uma rede, é um espaço de colaboração, formação contínua e valorização das boas práticas educacionais. Através de conteúdos relevantes e exclusivos, a comunidade fortalece o protagonismo de professores, gestores e equipes pedagógicas que acreditam no poder da educação para mudar realidades.
Sobre a Fundação da Gide
Com quase 30 anos de atuação, a Fundação da Gide (FdG) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como propósito transformar o futuro do Brasil a partir da educação de qualidade. Sua atuação é centrada no fortalecimento da gestão educacional, apoiando escolas, gestores e redes de ensino com apoio metodológico e formação continuada de professores visando a resultados de aprendizagem consistentes e sustentáveis. A metodologia Gide já impactou mais de 10 milhões de alunos e qualificou um milhão de educadores em quase 10 mil escolas de 12 estados brasileiros. A instituição acumula cases de sucesso em várias partes do país, incluindo Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco e diversos municípios como Manaus. Alguns deles serão compartilhados no Festival Liga da Gide.