
Aventura e técnica se encontram na Serra da Mantiqueira no início de outubro, no curso presencial que a Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) oferece para ensinar as habilidades necessárias ao uso responsável e sustentável de veículos 4×4 em ambientes naturais.
Nos dias 4 e 5 de outubro, em Gonçalves, sul de Minas Gerais, o curso apresentará as boas práticas ambientais e diretrizes das normas técnicas brasileiras de turismo de aventura, e vai preparar condutores e guias de turismo para enfrentar terrenos variados com segurança, preservação ambiental e uma experiência enriquecedora.
O momento é chave para a qualificação dos serviços no setor, já que o Brasil vem batendo o recorde histórico de turistas estrangeiros e até o dia 14 de setembro recebeu 6,8 milhões de visitantes, atingindo 98,5% da meta de para o ano, segundo o Ministério do Turismo.
Apesar da crescente procura por experiências de natureza e aventura no Brasil, o setor enfrenta desafios de segurança, formalização e padronização. O curso foi idealizado para capacitar profissionais em técnicas seguras e eficientes de condução em terrenos difíceis, contribuindo para reduzir riscos operacionais e fortalecer a credibilidade do segmento.
O conteúdo completo inclui funcionamento da tração 4×4, ângulos de entrada, de saída e limites do veículo, técnicas para todo tipo de trilha e piso, equipamentos, manutenção preventiva e emergencial, direção defensiva, legislação e muito mais.
Serão 16 horas de imersão com a condução dos experientes instrutores da Mantiqueira Turismo, empresa vencedora do Prêmio Jaguaretê de Segurança no Abeta Summit 2025, o maior congresso de Ecoturismo e Turismo de Natureza do país.
O curso faz parte do programa Abeta Capacita e integra o esforço da associação em fomentar o cumprimento das normas da ABNT aplicáveis ao turismo de aventura e ecoturismo, bem como o uso consciente de sistemas de gestão de segurança. A associação lembra que possuir normas não exime responsabilidades, porém a implementação correta permite demonstrar que a operação adota procedimentos alinhados à legislação e práticas de segurança.
Inscrições e mais informações no site: tinyurl.com/46wj73w6