Em um momento em que o mundo volta os olhos para a COP 30, realizada neste ano no Brasil, Minas Gerais se coloca novamente no centro das discussões sobre sustentabilidade e transição energética. O estado, conhecido como “a Casa do Sol” pela liderança na geração distribuída de energia solar, é palco para mais um tema em debate pelo Projeto Eloos. Na oportunidade, especialistas do setor, lideranças e autoridades vão conduzir painéis de discussão sobre o tema. O juiz de carreira, Luiz Fux, recém empossado no STF (Supremo Tribunal Federal), é um dos nomes já confirmados.
O Ciclo da Energia é a segunda etapa do projeto, que busca impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais por meio do diálogo, da convergência de ideias e da construção de soluções colaborativas para os grandes desafios do estado. Após o sucesso do primeiro ciclo, voltado à mineração, a nova rodada de debates traz o olhar mineiro sobre o futuro da energia — um tema estratégico para o desenvolvimento nacional.
As discussões do Ciclo da Energia ganham ainda mais relevância em um contexto de urgência global por soluções sustentáveis e inovação. Em sintonia com a agenda da COP 30, o movimento pretende projetar Minas como referência na transição energética justa, eficiente e inclusiva, valorizando a força produtiva e tecnológica do estado.
“O debate sobre energia extrapola as fronteiras setoriais. Ele toca diretamente o futuro da economia, da sustentabilidade e da competitividade do país. Minas tem condições de liderar esse diálogo e transformar potencial em resultados concretos”, destaca João Vitor Xavier, Vice-presidente da Holding Itasat.

Energia em pauta: integração, inovação e sustentabilidade
O ciclo propõe uma reflexão sobre a necessidade de integrar diferentes matrizes energéticas — solar, eólica, hidrelétrica, biomassa e hidrogênio verde — em um modelo mais eficiente, competitivo e sustentável. As discussões também abordam inovação e regulação, políticas públicas e o papel do setor energético na geração de desenvolvimento territorial e de novas oportunidades para Minas Gerais e o Brasil.
Os debates já estão sendo conduzidos em formato multiplataforma, com conteúdos editoriais incluindo reportagens, entrevistas e análises exclusivas sobre o setor. Confira a seguir:
https://www.itatiaia.com.br/economia/negocios/eloos
https://www.itatiaia.com.br/negocios/eloos/videos
Para além dos conteúdos editoriais, o encontro presencial será realizado em 24 de novembro, em Belo Horizonte, reunindo lideranças empresariais, especialistas, representantes do poder público e agentes do setor energético para debater caminhos que possam acelerar a transição energética brasileira sem comprometer a competitividade da economia.
Sobre o Projeto Eloos
O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.
Encontros estratégicos e contínuos
A cada dois meses, Belo Horizonte sediará encontros presenciais sobre temas estratégicos. Além de Mineração e Energia, estão previstos ciclos sobre Indústria, Agronegócio, Cidades, Comércio, Serviços e Turismo -, sempre com painéis, palestras e momentos de networking.
Movimento que reverbera para além dos encontros
Os conteúdos serão amplificados em multiplataformas do Projeto Eloos: rádio, portal, redes sociais, YouTube, podcasts e coberturas especiais na imprensa, garantindo visibilidade qualificada e diversificada em todo o estado.
Mais do que encontros, o Eloos se propõe a ser um movimento contínuo, sem prazo para acabar, construindo pontes entre setores e lideranças, com um compromisso firme: colocar Minas em primeiro lugar nas decisões que moldam o Brasil.