Adriana Ângela Fonseca, de 54 anos, filósofa e ex-bancária, enfrentou o desemprego após os 40 anos. “O etarismo me machucou, e o Capacitar 50+ me reacendeu. Aprendi a mexer no LinkedIn, refiz meu currículo, criei relacionamentos e voltei a acreditar que sou capaz, que tenho competência e dou conta. Estou viva e grata”, celebra.
Adriana está entre os 70 alunos que acabam de se formar no programa, fruto de parceria entre o Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG), mantido pelo Grupo Bmg, e a Mais Vívida. O curso gratuito e presencial de “Assessor de Crédito e Seguros” ofereceu uma imersão em temas como serviços financeiros, técnicas de vendas, marketing pessoal e atendimento ao cliente.
“A inicialização em Inteligência Artificial me impressionou. Aprendi a gerar currículo com IA e novas técnicas de LinkedIn. Agora é voltar a produzir e criar novas metas”, afirma Marcelo Cardoso, 57, da área comercial.
Ingrid Leila Lopes de Souza, 51, também decidiu romper estigmas quando entrou para o Capacitar50+. Com experiência em vendas e disposta a repaginar sua vida, ela conta: “Fiz 50 anos e pensei: ninguém vai me dar trabalho? Vou em frente, o mundo está aí e as oportunidades vão aparecer”. Agora, com o diploma em mãos, ela se emociona: “O curso me reciclou e me fez renascer”.
Para Rosana Aguiar, diretora executiva do Instituto Marina e Flávio Guimarães, o resultado do programa reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento contínuo e a valorização da experiência. “Encerramos um programa que comprova que desenvolvimento não tem idade, tem atitude. Cada aluno trouxe experiência, curiosidade e vontade de aprender, e isso é o que move as organizações e transforma o futuro. Queremos ampliar as oportunidades para quem ainda enfrenta barreiras no mercado, apesar de seu potencial e capacidade de entrega.”
A CEO e cofundadora da Mais Vívida, Viviane Palladino, diz que o engajamento dos participantes foi um destaque. “Fiquei impressionada com a dedicação e o engajamento das turmas. Demonstraram facilidade de comunicação e tato no atendimento ao cliente. Todos compreenderam muito bem os conteúdos sobre vendas, mercado financeiro e uso do LinkedIn. Saem mais preparados e confiantes para disputar novas vagas.”

Contexto
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, o Brasil tem 55 milhões de pessoas com mais de 50 anos, o equivalente a 26% da população. Para o Instituto Marina e Flávio Guimarães, iniciativa como o Capacitar 50+ é fundamental para promover a inclusão produtiva da população sênior e combater o etarismo no mercado de trabalho. “A economia do futuro será intergeracional”, reforça Rosana Aguiar. “Valorizar a experiência é investir em produtividade, diversidade e longevidade.”
Sobre o IMFG
O Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG), fundado em 2022, é uma das mais importantes iniciativas do Grupo Bmg. Inspirado no legado de solidariedade de Marina e Flávio, o IMFG centraliza as ações sociais do Grupo, ampliando oportunidades e promovendo um futuro digno para um número cada vez maior de pessoas. Em 2024, impactou mais de 48 mil pessoas e apoiou 26 projetos focados em inclusão e desenvolvimento social, reafirmando seu compromisso em gerar impacto positivo e duradouro.
Sobre a Mais Vívida
A Mais Vívida é uma startup social focada em inclusão digital para pessoas acima de 50 anos. Os mais vívidos aprendem tecnologia para o dia a dia, para se conectar, trabalhar ou empreender. Tornam-se ou continuam ativos, reiniciam carreiras ou descobrem novas, tiram projetos da gaveta e sentem-se parte da sociedade digital.