Centro de referência em pesquisa, ensino, diagnóstico e tratamento dos distúrbios de sono, o Instituto do Sono (AFIP) participará do 21º Congresso Brasileiro do Sono, que acontecerá de 3 a 6 de dezembro, no Centro de Convenções de Salvador (BA). O encontro reúne especialistas, pesquisadores e profissionais da área para discutir avanços, práticas clínicas e temas emergentes relacionados ao sono e à saúde integral.
A programação inclui a participação da Diretora de Ensino e Pesquisa, Dra. Monica Andersen, que apresentará a palestra “Ikigai: como viver com propósitos de um sono melhor?”. Segundo a biomédica, há uma relação estreita entre sono, Ikigai e hábitos de vida saudáveis. “Ter um propósito de vida pode atuar como fator protetivo contra distúrbios de sono. O termo japonês Ikigai surge da combinação de duas palavras: iki, que significa “vida”, e gai, que se refere a “valor” ou “merecimento”. Pode ser traduzido como “razão de viver”, e estudos indicam que, a cada incremento em uma unidade de propósito, há uma redução de 16% na probabilidade de desenvolver problemas de sono”, explica.
Outros temas de tamanha importância serão debatidos como Sono no Transtorno do Espectro Autista, Odontologia do Sono no Brasil, Genética da insônia, Sono e Câncer, Inteligência artificial e Inovação na Medicina do Sono. Serão mais de 30 palestras com 19 especialistas do Instituto do Sono. Veja a grade científica neste link.
Durante o congresso, o Instituto do Sono também estará presente no estande e promoverá uma condição especial para os participantes: mais de 15 cursos serão disponibilizados com descontos exclusivos para inscrições realizadas no local.
Confira os cursos oferecidos:
- Capacitação em Fisioterapia do Sono
- Capacitação em Fonoaudiologia do Sono
- Capacitação em Medicina do Sono
- Capacitação em Medicina do Sono: Crianças e Adolescentes
- Capacitação em Odontologia do Sono
- Capacitação em Psicologia do Sono
- Atualização em Sono e Dor
- Introdutório à Análise da Polissonografia de Adultos
- Multiprofissional em Medicina do Sono
- Técnico em Eletroencefalograma
- Técnico em Polissonografia
- Terapia por Pressão Positiva
- Entre outros
Com mais de três décadas de atuação, o Instituto do Sono consolidou-se como um dos centros mais importantes da América Latina dedicados ao estudo dos distúrbios de sono. Suas pesquisas já contribuíram para a compreensão da apneia obstrutiva do sono, dos distúrbios circadianos, dos impactos da privação de sono na saúde pública e da relação entre sono e desempenho cognitivo, fortalecendo o Brasil no cenário internacional da Ciência do Sono.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.