No domingo, 7 de dezembro, às vésperas do feriado em Brumadinho e Belo Horizonte, o Memorial Brumadinho apresenta uma cantata de Natal com o coral Black to Black. O grupo, que é destaque no cenário cultural mineiro, se apresenta gratuitamente às 16h30 no Memorial dedicado às vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.
A cantata de Natal com o coral Black to Black apresenta uma celebração da vida por meio de um repertório eclético e vibrante que inclui clássicos natalinos e da música popular brasileira. Esta é mais uma ação de promoção de cultura no Memorial Brumadinho, espaço que realiza, desde sua abertura, em janeiro de 2025, atividades com a missão de honrar a memória das vítimas fatais do rompimento da barragem e lutar pela não repetição de tragédias semelhantes.
No mesmo dia, além da cantata, o Memorial Brumadinho realiza também a segunda edição do projeto Luzes da Memória, que estende seu horário de funcionamento até às 20h30, permitindo o acesso dos visitantes ao resultado do seu premiado projeto luminotécnico.
Esta é uma rara oportunidade de experimentar o Memorial em toda a sua potência simbólica. No local, a iluminação do lago recria o céu no dia da tragédia, com 272 estrelas em homenagem às vítimas; as luzes da fenda de 230 metros destacam os nomes das vítimas fatais, e cada árvore de ipê iluminada no bosque do Memorial representa uma das vidas perdidas.
Em 2025, a iluminação do Memorial Brumadinho foi premiada pelo LIT Lighting Design Awards como o melhor Projeto de Iluminação Arquitetônica do Ano. Seu desenho foi concebido pelo escritório Atiaîa Lighting Design, em diálogo com o projeto arquitetônico do escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados, e guia o visitante por uma experiência sensível que honra as 272 “jóias” – como são denominadas as vítimas do rompimento.
Após a apresentação musical, a equipe educativa do Memorial Brumadinho convida o público para uma visita mediada gratuita ao local, em que são apresentadas a história do Memorial e do rompimento da barragem, a luta dos familiares pela construção do espaço dedicado às vítimas, os simbolismos do projeto arquitetônico e os efeitos da mineração no meio ambiente.
As atividades do domingo (7/12) contam com transporte gratuito saindo de Brumadinho, na Praça das Jóias, e de Casa Branca, com saída da Praça São Sebastião, ambos às 16h.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.