Notícia

‘Banto em cores’ propõe pausa criativa unindo pintura em aquarela e gastronomia pelo bem da saúde mental 

Uma imersão que une pintura em aquarela, gastronomia afetiva e conexão criativa. A terceira edição do evento ‘Banto em cores’, acontece no dia 17 de janeiro em Belo Horizonte. Realizado no quintal Mandaknega, no bairro Santa Efigênia, o encontro convida a cuidar da saúde mental em meio à campanha Nacional do Janeiro Branco, que incentiva reflexões sobre bem-estar emocional e qualidade de vida.

A experiência propõe desacelerar a rotina e criar um ambiente de escuta, troca e expressão artística. A vivência é conduzida pelo artista-educador Gamba Martins, responsável pela oficina de aquarela, e pelo cozinheiro e artista Stanley Albano, que assina o brunch servido durante a experiência.

A proposta nasceu da união de duas trajetórias: os encontros de pintura guiados por Gamba nos últimos quatro anos e os almoços e eventos culturais promovidos por Stanley no quintal do espaço. “Não é só um evento, é um respiro. Um convite para quem quer sair do automático e se permitir criar, comer bem, rir, trocar ideias. Um tempo para fazer arte e celebrar o presente”, define Gamba. 

O encontro ganha ainda mais relevância diante do cenário vivido atualmente no Brasil, que sofre crise de saúde mental com impacto direto na vida das pessoas. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, apenas em 2024, quase meio milhão de pessoas foram afastadas do trabalho por questões relacionadas à saúde mental — o maior número registrado em pelo menos dez anos.

Banto-em-Cores-Foto-Kesley-Washington_Easy-Resize.com_-1024x682 ‘Banto em cores’ propõe pausa criativa unindo pintura em aquarela e gastronomia pelo bem da saúde mental 
Banto em Cores – Foto Kesley Washington

De acordo com o Ministério da Saúde, práticas como pausas conscientes, atividades criativas, convivência social e alimentação equilibrada são estratégias importantes para a promoção da saúde mental e a prevenção do adoecimento emocional. O Banto em cores dialoga diretamente com essas recomendações ao propor um ambiente acolhedor, que integra arte, comida e convivência. O público não precisa ter experiência prévia em pintura. 

A experiência oferece pacotes para crianças, além de opções de participação individual ou em dupla. Todos os materiais serão disponibilizados, e cada participante poderá levar sua obra para casa ao final do encontro, como um registro simbólico do cuidado consigo.

Além disso, o cardápio pensado como parte da experiência sensorial, inclui brusquetas, caponata de berinjela, carne de casca de banana, tortas e mini salpicão vegano, além de sucos naturais, chá gelado, água e opção de vinho. A alimentação, preparada com carinho e de forma consciente, reforça a importância do autocuidado no cotidiano.

A maioria das experiências culturais oferece ou comida ou arte. Aqui, pensamos em um ambiente em que as pessoas possam viver tudo junto, como se estivessem no quintal de suas próprias casas, em uma tarde leve, com afeto, música e expressão”, destaca Gamba Martins.

O evento contará ainda com trilha sonora durante toda a vivência. Os ingressos custam entre R$ 100 e R$ 480 e estão disponíveis pelo site banto.cc/experiencia.

Deixe um comentário