Notícia

Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra 95 anos cultivando união, propósito e inovação

A Cooperativa Vinícola Garibaldi protagoniza uma celebração emblemática no dia 22 de janeiro: os 95 anos de sua trajetória, iniciada em 1931 com 73 produtores determinados a transformar não só uvas em vinhos, mas um sonho em realidade. “Chegar aos 95 anos é mais do que celebrar o tempo: é reconhecer a coragem dos que começaram essa história, a resiliência de quem atravessou os momentos mais difíceis e a união de cooperados e colaboradores que, todos os dias, seguem construindo uma Garibaldi forte, inovadora e comprometida com seu propósito de cultivar a vida em harmonia”, opina o presidente da Cooperativa, Oscar Ló.

Surgida em um cenário desafiador, marcado por dificuldades econômicas e logísticas, a Cooperativa edificou seu caminho ao longo de quase um século a partir da combinação entre solidariedade e visão de futuro. A longa travessia passou por momentos de grande expansão, assim como por fases em que a confiança foi testada, mas o saldo dessa jornada, que segue diariamente sendo construída, mostrou que a soma das forças faz frente às mais adversas condições. Hoje, a Garibaldi se firma como uma organização sólida, pujante e em constante evolução, espelhando não apenas o vigor de seus produtos, mas também o compromisso com as pessoas que ajudam a concretizar cada safra e cada garrafa.

Os resultados mais recentes refletem esse vigor. Em 2025, as vendas de espumantes cresceram 10% em relação ao ano anterior, consolidando a importância dessa categoria dentro do portfólio da cooperativa, responsável por 46% do faturamento total da marca. A produção também se renova: em 2025, a Garibaldi lançou três espumantes – o Garibaldi Floratta e os Moscatéis Vero Branco e Rosé – ampliando ainda mais suas propostas ao público consumidor. “Seguimos na expectativa de crescer 10% em 2026”, projeta Ló.

Esse ciclo de expansão vem alicerçado em um planejamento estratégico que tem ajudado a Cooperativa a se sobressair no mercado nos últimos 15 anos. O plano teve início com a reconversão de parte dos vinhedos dos cooperados, ampliando as áreas de cultivo de uvas viníferas. Junto com isso, o suporte técnico oferecido aos produtores também cresceu. Um dos principais benefícios foi o aprimoramento das práticas de manejo e cultivo, que ajudaram a elevar a qualidade da uva. A adição de tecnologias no campo também atua nesse sentido, permitindo aos cooperados o controle da produção, dos equipamentos e dos insumos utilizados.

Os investimentos, que se complementam com a ampliação da capacidade de armazenagem da vinícola, bem como das experiências no complexo enoturístico, têm feito a Garibaldi cada vez mais relevante. Hoje, são 100 produtos de 19 marcas, reconhecidos pelas centenas de medalhas nacionais e internacionais nos últimos 10 anos – só em 2025 foram mais de 70 prêmios conquistados – e pelas distinções entregues pelo mercado, como de melhor fornecedora de espumante pela AGAS – Associação Gaúcha de Supermercados, de marca preferida e mais lembrada por executivos do Estado no Marcas de Quem Decide, além do prêmio Top Of Mind como a marca mais lembrada em espumantes e sucos do interior do estado de SP.

São sucos, vinhos e espumantes que, além da alta qualidade, revelam o compromisso com a agenda ESG. Coleta seletiva, logística reversa, transformação de resíduos biológicos da safra de uva em adubo, entre outras ações, mesclam-se a compras coletivas, geração de valor para comunidade e conformidade com leis e regulamentos, atuam em acordo aos princípios e aos valores cooperativos. Esses itens criam os vínculos que despertam nos cooperados o sentimento de pertencimento à Cooperativa Vinícola Garibaldi, estimulando a pensar no futuro do negócio e no engajamento ao propósito da marca – cultivar a vida em harmonia. “Isso é o que nos move, gerar o bem a todos que nos cercam”, sintetiza Ló.

CV-Garibaldi-credito-Augusto-Tomasi-7_Easy-Resize.com_-1024x682 Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra 95 anos cultivando união, propósito e inovação
Cooperativa Vinícola Garibaldi completa 95 anos – Divulgação

Vinhos ícones para marcar os 95 anos

Como parte das comemorações dos 95 anos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta a linha de vinhos Garibaldi Harmonia. Essa coleção especial é composta por dois vinhos barricados que simbolizam o equilíbrio entre tradição e inovação: um Chardonnay e um tinto corte de quatro variedades – Merlot, Tannat, Ancellotta e Marselan. O conceito da linha reforça a valorização de pessoas, os vínculos entre cooperados e a contribuição ao desenvolvimento social, com o intuito de transmitir uma mensagem de equilíbrio, harmonia e conexão entre o passado e o futuro, enaltecendo o propósito da marca – daí o nome Harmonia –, de modo a integrar o negócio a seu público.

O branco resulta do blend de duas barricas de carvalho francês de primeiro uso e com tostas diferentes. “Obtivemos uma harmonia perfeita entre os aromas frutados típicos do Chardonnay com os aromas complexos e elegantes aportados pela passagem no carvalho. Em boca, preserva o frescor, a mineralidade e a intensidade característicos do Chardonnay da Serra Gaúcha”, destaca o enólogo da vinícola Ricardo Morari.

No caso do tinto, as uvas utilizadas são provenientes das regiões da Serra Gaúcha e da Campanha. A bebida maturou por 24 meses em carvalho francês, americano e croata, também de primeiro uso. “Esse vinho resultou de um blend de variedades, safras, estilos de carvalho e terroirs, buscando o perfeito equilíbrio e harmonia entre esses fatores”, explica Morari. Apresenta diversas camadas de aromas, que vão desde notas de frutas negras, passando por especiarias, baunilha café e leve mentolado. “Em boca, tem taninos firmes que lhe conferem estrutura, intensidade, elegância e longo potencial de guarda”.

Busca por pioneirismo

Além dos lançamentos que celebram o aniversário da marca, a Cooperativa tem apostado em projetos que mantenham o pioneirismo de seu departamento de enologia. Dona de rótulos que trouxeram ineditismo à vitivinicultura nacional, como o primeiro Prosecco Rosé, o primeiro frisante sem álcool, o primeiro Prosecco zero álcool e o primeiro espumante biodinâmico com certificado internacional do país, a Cooperativa Vinícola Garibaldi lidera um projeto para elaborar produtos com uvas menos tradicionais, mais resistentes e de alto potencial enológico.

Cerca de 60 variedades são cultivadas em um vinhedo experimental de quatro hectares, desde 2019. A ideia é identificar quais mais se adaptam ao terroir local, demonstrando, também, maior resistência às mudanças climáticas. As cepas, que são cultivadas tanto no sistema latada quanto no formato espaldeira, a fim de entender a adaptação e as diferenças em termos de produtividade, passam por microvinificações para avaliar o potencial enológico e o perfil aromático. Os resultados têm sido animadores – e reafirmam a busca pelo ineditismo da marca, sempre disposta a surpreender o mercado. O primeiro produto oriundo do vinhedo experimental foi o espumante Garibaldi Viognier, medalha de ouro no Zarcillo International Wine Awards 2025, na Espanha.

Também grandes destaques desse movimento da companhia são os dois vinhos brancos lançados com exclusividade pela marca em anos consecutivos. Em 2024, a Garibaldi apresentou o Garibaldi Pálava, cuja uva é de origem tcheca, resultando num produto com várias camadas de aromas. A bebida ganhou medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles do ano passado, demarcando sua primeira conquista internacional. Em 2025, foi a vez do Garibaldi In Veritas Irsai Oliver chegar ao mercado. A variedade proveniente da Hungria possibilitou um vinho leve e de perfil aromático marcante.

Repletos de sabores, os rótulos promovem inovação e reforçam a imagem sustentável da Garibaldi no campo. Com 470 cooperados que cultivam 1,2 mil hectares de uvas em quase 20 municípios da Serra Gaúcha, a Cooperativa caminha para o centenário de sua fundação aliando tradição e inovação. A comemoração dos 95 anos, assim, é mais do que um marco numérico: é um tributo à coragem dos que iniciaram tudo, à persistência de quem sustentou as bases da Cooperativa nos momentos mais desafiadores e à cooperação e união de todos que seguem construindo significado para a Garibaldi – cultivando a vida em harmonia, do vinhedo à taça.

Deixe um comentário