A Petrobras é a nova patrocinadora do Cinema Sem Fronteiras 2026, programa internacional de audiovisual realizado pela Universo Produção que reúne três dos mais importantes eventos anuais do cinema brasileiro: a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a 21ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e a 20ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. A parceria tem início com a abertura da Mostra de Cinema de Tiradentes, entre 23 e 31 de janeiro de 2026, marcando oficialmente a inauguração do calendário audiovisual brasileiro e da edição 2026 do programa.
O patrocínio dá continuidade à presença da Petrobras no Cinema Sem Fronteiras, iniciada em 2025, quando a empresa apoiou a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes (janeiro/2025) e a 19ª CineBH (setembro/2025). Em 2026, a Petrobras amplia sua atuação no programa, passando a marcar presença também na CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, assinando a 21ª edição do evento, que acontece em junho de 2026, e consolidando seu apoio aos três eixos que estruturam o Cinema Sem Fronteiras.
Realizado em Minas Gerais, o Cinema Sem Fronteiras consolida-se como um amplo programa internacional de audiovisual, que articula eventos diferenciados e complementares, dedicados à exibição, reflexão, formação e difusão do cinema brasileiro e latino-americano. Ao longo do ano, o programa promove o debate sobre a produção contemporânea, a história e o patrimônio audiovisual, as linguagens e estéticas do cinema, além de suas formas de inserção e circulação no mercado nacional e internacional.
A Mostra de Cinema de Tiradentes, plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, abre o calendário audiovisual brasileiro com uma programação ampla e gratuita, voltada à diversidade de narrativas, territórios e formatos. Ao integrar esse percurso, que segue com a CineOP, dedicada à preservação, à história e à educação audiovisual, e se completa com a CineBH, voltada à internacionalização e ao mercado audiovisual, a Petrobras associa sua marca a um programa contínuo, estruturante e de grande impacto cultural gerando desenvolvimento social, humano e econômico.
Reconhecida como uma das maiores incentivadoras da cultura no país, a Petrobras amplia sua atuação no audiovisual por meio do Cinema Sem Fronteiras, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, o fortalecimento do cinema brasileiro e a valorização da diversidade criativa. A parceria também reforça a histórica relação da empresa com Minas Gerais, onde atua desde 1968 com a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado.
Para Raquel Hallak, coordenadora geral do Cinema Sem Fronteiras e diretora da Universo Produção, o patrocínio da Petrobras é decisivo para a continuidade e a amplitude do programa. “O Cinema Sem Fronteiras nasce em Minas e projeta o cinema brasileiro para além das montanhas. Ter a Petrobras como patrocinadora reafirma a importância de políticas culturais continuadas, que entendem o audiovisual como espaço de criação, reflexão, memória e futuro. Esse apoio fortalece a programação gratuita, a formação de públicos e o diálogo entre filmes, realizadores e o mundo”, destaca.
Com presença nos três eventos que compõem o programa, a Petrobras contribui para consolidar o Cinema Sem Fronteiras como uma das principais iniciativas integradas do audiovisual brasileiro, em permanente diálogo com a América Latina e o cenário internacional.


