Depois de conquistar público e crítica em diversas cidades brasileiras, o premiado espetáculo “Homem-Bomba” retorna aos palcos em uma nova turnê por Minas Gerais. A temporada que tem início no dia 28 de junho, em Sete Lagoas como parte do 1º Festival de Teatro Quintal Boi da Manta; e segue para Ouro Preto em 4 de julho, levará o solo protagonizado por Luiz Arthur a 26 municípios mineiros ao longo de 2026. As apresentações serão gratuitas em todas as cidades, graças ao patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Escrito por Cynthia Paulino e dirigido e protagonizado por Luiz Arthur, o espetáculo estreou em 2018 e se consolidou como uma das produções mais inquietantes do teatro mineiro contemporâneo. Inspirada no clássico da literatura universal O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson, a montagem propõe uma profunda reflexão sobre as contradições humanas, a convivência entre luz e sombra e os limites da própria consciência.
Com duração de 50 minutos e classificação indicativa de 14 anos, “Homem-Bomba” apresenta uma experiência cênica intensa e provocadora. Em cena, Luiz Arthur conduz o público por uma narrativa que mistura humor, drama, filosofia e suspense, convidando o espectador a mergulhar em questões que atravessam a existência humana.
Ator, diretor, professor e pesquisador teatral, Luiz Arthur é um dos nomes de destaque das artes cênicas em Minas Gerais. Com trajetória consolidada nos palcos brasileiros, atuou em espetáculos marcantes como Mão na Luva, ao lado de Yara de Novaes, Noites Brancas, com Débora Falabella, e Hamlet, ao lado de Diogo Vilela. Seu trabalho no teatro já lhe rendeu diversos prêmios e reconhecimentos pela atuação, direção e criação artística.
Na televisão, participou de produções de grande alcance, como Fascinação (SBT), Belíssima, JK, Caminho das Índias, Passione e Rock Story (TV Globo). É coordenador da Escola de Teatro da PUC Minas, cofundador da Companhia Teatro Adulto e desenvolve intensa atuação na formação de novos artistas. O premiado Homem-Bomba, espetáculo que dirige e protagoniza, é seu segundo solo e segue em circulação por cidades de todo território brasileiro.
Para Luiz Arthur, a nova circulação representa a oportunidade de ampliar ainda mais o alcance da obra e fortalecer a relação com diferentes públicos do estado.
“O espetáculo fala sobre autoconhecimento de forma direta, sem suavizar os conflitos humanos. Cada apresentação gera reflexões profundas e provoca o público a olhar para si mesmo“, afirma. Segundo o ator, a circulação também reforça o papel transformador do teatro.
“Minas Gerais tem uma diversidade cultural impressionante. Cada cidade, independentemente do seu tamanho, proporciona uma experiência singular. São encontros que me atravessam e me transformam profundamente, como artista e como ser humano”, destaca.
Reconhecimento nacional
Reconhecido pela crítica e pelo público, HOMEM-BOMBA recebeu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção (Luiz Arthur) e Melhor Texto (Cynthia Paulino) no 10º Festival Nacional de Teatro do Piauí, em 2022.
Dois anos depois, o espetáculo conquistou novamente o prêmio de Melhor Ator no 8º Festival de Teatro de Passos e Região.
A montagem também foi eleita uma das produções favoritas do público em votação promovida pela comunidade teatral “Atores da Depressão”, que reúne mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.
O reconhecimento se estende à crítica especializada. Para o jornalista e crítico Bruno Cavalcanti, do Observatório do Teatro, Luiz Arthur “se comprova um dos melhores atores de sua geração“. Já a jornalista Carol Braga, do portal Culturadoria, destaca: “É sensacional ver um ator com tamanho domínio de todos os seus elementos em cena. Luiz Arthur é um ator dos grandes“.
Um mergulho na dualidade humana
A dramaturgia dialoga com autores como Shakespeare, Carl Jung, Franz Kafka, Samuel Beckett e Aldous Huxley, enquanto a trilha sonora passeia por referências tão diversas quanto Beethoven, Aretha Franklin e a ópera Pagliacci.
“O monstro não é um ser distante. Ele vive dentro de todos nós. O desafio é compreender, cuidar e educar essa sombra que carregamos“, reflete Luiz Arthur.
Mais do que um espetáculo teatral, “Homem-Bomba” propõe uma experiência de autoconhecimento, provocação e reflexão, reafirmando sua relevância artística e seu poder de comunicação com públicos de diferentes gerações e realidades.
Sete Lagoas abre a circulação mineira
A nova turnê de “Homem-Bomba” terá início em Sete Lagoas, onde chega com ineditismo, no dia 28 de junho, às 16h, no Centro Cultural Nhô Quim Drummond, mais conhecido como Casarão. A peça integra a programação do 1º Festival de Teatro Quintal Boi da Manta, ao ser selecionada entre as 146 inscrições recebidas, oriundas de todas as regiões do Brasil.
A escolha da cidade para abrir a circulação, ainda mais em um evento tão importante para Sete Lagoas, reforça sua vocação artística na região Central de Minas Gerais. A apresentação marca o reencontro do premiado espetáculo com o público mineiro e dá início a uma jornada que percorrerá 26 municípios ao longo de 2026.
A apresentação em Sete Lagoas integra o projeto de circulação patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, ampliando o acesso da população a uma das produções mais premiadas do teatro mineiro contemporâneo.
Ouro Preto recebe espetáculo na histórica Casa da Ópera
No dia 04 de julho, às 20h, “Homem-Bomba” chega a Ouro Preto para uma apresentação especial na Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto, considerada o teatro em funcionamento mais antigo das Américas.
O encontro entre a força da dramaturgia contemporânea e um dos mais importantes patrimônios culturais do país promete tornar a sessão ainda mais simbólica.
Reconhecido pela crítica especializada e vencedor de importantes festivais nacionais, o espetáculo encontra em Ouro Preto um cenário que dialoga diretamente com a riqueza artística e histórica de Minas Gerais. A apresentação reforça o compromisso da circulação em levar produções de excelência a diferentes públicos e regiões do estado.
Para Luiz Arthur, atuar na Casa da Ópera representa uma oportunidade singular de conectar a potência da arte contemporânea a um espaço que há séculos abriga manifestações culturais fundamentais para a identidade brasileira.
A expectativa é de mais uma noite de intensa troca entre artista e público, característica que acompanha o espetáculo desde sua estreia.


