Nesta terça-feira (12/12) Belo Horizonte, capital dos botecos, das montanhas, do cafezinho, e da prosa; completa 126 anos. Como parte da comemoração de aniversário, luzes e decorações natalinas de praças, parques e monumentos estão sendo inauguradas, pelo fato da data ser próxima ao natal. Com isso, será mais uma opção de lazer e socialização para a população neste fim e início de ano.
Belo Horizonte originou-se do povoado de Curral del-Rei, que por sua vez derivou-se da Fazenda do Cercado, estabelecida em 1701. De clima ameno e favorável à agricultura, o arraial cresceu apoiado na pequena lavoura, criação de gado e fabricação de farinha e algodão.
Em 1897, após ser planejada e projetada para a nova função política, a atual capital de Minas Gerais foi fundada, em substituição à Ouro Preto. Por ser mais moderna e contemporânea, também teve o nome alterado para Belo Horizonte, em referência à vasta paisagem.
Alguns fatos interessantes sobre a cidade:
- O sítio urbano municipal está assentado na região da Serra do Curral, uma formação geomorfológica característica do relevo acidentado presente no interior mineiro.
- A economia de Belo Horizonte está concentrada nos setores secundário e terciário. A cidade vem atraindo muitas empresas de tecnologia de ponta.
- O município possui uma moderna infraestrutura urbana. Em razão das ruas arborizadas e do grande volume de parques, é conhecido como Cidade Jardim.
Famosos que nasceram na capital mineira e você provavelmente não sabia: Samuel Rosa, Letícia Sabatella, Daniella Cicarelli , Daniel Oliveira, Eduardo Costa, Dilma Rousseff , Débora Falabella, Débora Bloch, e Djonga.
Deixe um comentário