No próximo dia 11 de fevereiro, o BH Shopping, o DiamondMall e o Pátio Savassi vão entregar ao Instituto Mano Down R$ 112 mil, resultado da campanha Arrecadômetro de Natal. Durante a ação, realizada de novembro a dezembro de 2025, a cada cupom fiscal cadastrado pelos clientes no aplicativo Multi, R$ 0,10 eram destinados à doação. Como forma de ampliar o impacto da iniciativa, a Multiplan contribuiu, dobrando o valor arrecadado nos 3 shoppings. O Arrcadômetro é uma iniciativa faz parte do Multiplique o Bem, hub de responsabilidade social da companhia que busca melhorar a qualidade de vida das comunidades onde os shoppings estão localizados.
Esse é o terceiro ano de parceria entre os shoppings da Multiplan e o Instituto, referência no acolhimento e na promoção da autonomia de pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais. De acordo com Presidente e fundador do Instituto Mano Down, o recurso vai contribuir para um novo ciclo de expansão da instituição: a revitalização do prédio onde funcionava a Escola Municipal Paulo Mendes Campos. O imóvel foi cedido pela Prefeitura e o Instituto tem a concessão de uso inicialmente por dez anos.

O projeto contempla a criação de um parque sensorial para intervenção precoce, espaços multidisciplinares, quadra esportiva, cozinha experimental, atendimentos de educação inclusiva, cursos de capacitação técnica, serviços socioassistenciais e a implantação do primeiro museu da pessoa com deficiência intelectual de Belo Horizonte. “Esse apoio vai muito além do recurso financeiro. Ele representa confiança no nosso trabalho e contribui diretamente para a viabilização de projetos que ampliam o acesso à inclusão, ao desenvolvimento e à autonomia das pessoas que atendemos”, destaca Leonardo.
“A campanha Arrecadômetro é uma forma concreta de envolver nossos clientes em ações que deixam um legado social. Essa parceria com nosso cliente e o benefício ao Instituto reforçam o propósito da Multiplan de atuar de forma responsável e conectada às necessidades da cidade”, destaca a Diretora Regional dos shoppings de Minas Gerais e Brasília., Lívia Paolucci.
Desde 2024, o Arrecadômetro destina os recursos arrecadados ao Instituto Mano Down. Ao todo mais de 200 mil já foram repassados à Instituição e foram aplicados na manutenção dos atendimentos do Programa de Desenvolvimento Potencializado do Instituto Mano Down, que contempla intervenção precoce de saúde (terapias), educação inclusiva, oficinas de artes e esportes e o INCLUO, programa de inclusão produtiva voltado à formação e autonomia de pessoas com deficiência intelectual.
Informações sobre o Instituto Mano Down, atuação e história estão disponíveis neste link: https://manodown.com.br/.



