Carnaval

Bloco da Inclusão abre Carnaval de Raposos, que aposta na tradição e ambiente seguro para as famílias

O Carnaval oficial de Raposos começa hoje (12), com uma proposta renovada, marcada pelo resgate das tradições culturais do município. A programação foi pensada para trazer as famílias de volta às ruas, unindo segurança, acessibilidade e mais conforto para os foliões de todas as idades.

Nesta edição, a festa voltou a ocupar a Rua do Zé Banana, também conhecida como Rua do Cinema, um lugar que carrega a história e a alma do Carnaval de Raposos. Retomada desde o ano passado, a rua novamente se transformou em mais um palco da alegria popular.

Para oferecer mais conforto, a prefeitura preparou uma estrutura ampliada. Neste ano, o evento conta com maior número de banheiros químicos, fraldário e pontos de apoio para atender o público durante todos os dias de festa. Além disso, haverá posto médico de plantão, ambulância, equipe de limpeza reforçada e apoio da Polícia Militar.

A segurança das mulheres também foi uma das maiores preocupações para esse carnaval. Haverá suporte especial para acolhimento, orientação em casos de assédio ou violência e enfrentamento a qualquer tipo de agressão.

O prefeito, Guilherme Bitencourt,destacou a importância do novo formato do evento. “Estamos resgatando a essência do Carnaval de Raposos, que sempre foi uma festa tradicional, familiar e segura. Queremos que crianças, idosos e toda a comunidade possam ir às ruas com alegria e conforto, celebrando de verdade essa grande manifestação cultural”, afirmou.

Outro grande destaque da programação será o primeiro Bloquinho da Inclusão, que abre oficialmente o Carnaval 2026 em Raposos, garantindo uma festa mais acessível e participativa. A concentração será a partir das 17h, no CRAS Morro das Bicas. O percurso será acompanhado por uma charanga, garantindo animação do início ao fim, com chegada prevista na Rua do Cinema, onde haverá show ao vivo.

Programação Carnaval Raposos 2026:

12 de fevereiro (quinta-feira):

  • 17h – Bloco da Inclusão: concentração no CRAS, Morro das Bicas, com saída às 18h30 e chegada na Rua do Cinema.
  • 19h – Show Tom na Caixa: apresentação na Rua do Cinema.

13 de fevereiro (sexta-feira):

  • 16h – Bloco Eu Grito Rock: concentração na Rua Vereador Felipe Alves Rocha, saída às 19h30, com show de Cogumelos Derrapantes e chegada na Praça da Estação.
  • 19h – Shows na Praça da Estação: apresentações de Vou de Pagode e Edian Show.

14 de fevereiro (sábado):

  • 16h – Bloco da Vila: concentração na Praça da Várzea do Sítio, saída às 19h30, com show de Dj Bryan e encontro com o Bloco Tu Vens.
  • 16h – Bloco Tu Vens: concentração na Celso’s Choperia, com saída às 19h30, com show de Gabriel Galdino. A chegada será na Praça da Estação.
  • 19h – Shows na Praça da Estação: apresentações de Pagode do Tizil e Hydos.

15 de fevereiro (domingo):

  • 9h – Bloco “Vai Quem Quer do Jeito que Quiser”: concentração na Praça São Pedro, saída às 10h30, com show de Dj Bryan e chegada na Praça da Estação.
  • 12h – Shows na Praça da Estação: apresentações de Pagode do Tizil, Lúcio Lopes & Banda Mistura Louca, Vou de Pagode e Banda do Marcão.

16 de fevereiro (segunda-feira):

  • 8h – Matinê e Bloco Infantil: concentração no Adro da Matriz com rua de Lazer, saída às 12h e chegada na Rua do Cinema.
  • 12h – Shows na Rua do Cinema: apresentações de Chukaka, Bruno Duarte Elétrico e Gabriel Galdino.
  • 17h – Bloco Sungajaras: concentração na Praça São Pedro, saída às 18h, com show de Dy samba e chegada na Praça da Estação.
  • 19h – Shows na Praça da Estação: apresentação das bandas Hydos e Olosujos.

17 de fevereiro (terça-feira):

  • 9h – Bloco “Vai Quem Quer do Jeito que Quiser” & “Uai Preto”: concentração na Praça São Pedro, saída às 10h30 e chegada na Praça da Estação.
  • 12h – Shows na Praça da Estação: apresentações das bandas Vibe, Arame Farpado, Pagode do Diniz e Gabriel Galdino.

Deixe um comentário