Carnaval em Sabará resgata a tradição e alegria
O Carnaval, uma das festas mais emblemáticas do Brasil, carrega em suas cores, ritmos e manifestações culturais, uma rica tradição que atravessa séculos. A festa é uma expressão vibrante da criatividade popular, enraizada em elementos históricos e culturais que refletem a diversidade no país.
No Carnaval de Sabará, pelas ruas históricas, destaca-se o papel das marchinhas, dos blocos de rua e das fantasias artesanais, que remetem aos tempos em que as festividades eram mais espontâneas e comunitárias. Blocos históricos atraem milhares de foliões e mantêm viva a essência popular da festa.
O carnaval oficial da cidade será realizado entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março.
De acordo com o Prefeito Sargento Rodolfo; “Este ano a programação irá valorizar os artistas locais, com mais de 60 shows e cerca de 50 blocos, tanto na parte histórica da cidade como nas regionais. Os artistas foram selecionados via chamamento público. Outro destaque em relação a primeira vez que a cidade recebe um patrocínio para a realização do evento fruto de uma parceria entre Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT) a Deputada Carol Caram , a CEMIG é a patrocinadora oficial desta grande festa que irá trazer turismo e desenvolvimento econômico para a cidade”afirmou o prefeito.
Um dos Sabará são os blocos caricatos. Alguns deles têm mais de 50 anos, sendo que o mais antigo comemora 75 anos agora em 2025.
De acordo com o Secretário de Cultura do município, Marcelo Santiago, “a cidade tem um carnaval abrangente, que atrai todas as faixas de público. Este ano teremos algumas novidades, como área dedicada ao público infantil no centro histórico, e o palco Saudade, focado no público da terceira idade, com programação de marchinhas, músicas tradicionais e estrutura de mesas e cadeiras”; explicou o secretário.
Além disso, o trajeto oficial dos blocos de rua percorre o centro histórico, passando nas proximidades de bens históricos como o Teatro Municipal (o segundo mais antigo ainda em atividade no Brasil) e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, do início do século 18. A programação dos blocos é para todas as idades. A cenografia harmoniza com a arquitetura da cidade trazendo fitas de cetim e luzes suspensas, assinada pela artista plástica e cenógrafa Bárbara Schall, que tem no currículo trabalhos pelo Brasil e em países como Alemanha e Chile. Confira a programação completa.