
A tecnologia tem se tornado cada vez mais essencial no dia a dia escolar, transformando a forma como os estudantes aprendem e se relacionam com o conhecimento. Nesse cenário de inovação educacional, o Brasil conta com um seleto grupo de instituições que receberam o selo de Escola de Referência Google for Education — reconhecimento internacional concedido a colégios que incorporam, de forma consistente e estratégica, as ferramentas Google no processo pedagógico, com resultados significativos na aprendizagem.
Mais do que um título, essa certificação atesta o compromisso das instituições com a formação de professores, o desenvolvimento de metodologias ativas e o uso consciente de tecnologias educacionais. Ela reconhece a promoção de um ambiente digital seguro, colaborativo e inovador, alinhado às competências exigidas pelo século XXI.
Na capital mineira, apenas três instituições de ensino alcançaram esse reconhecimento até agora. Bruno Reis, coordenador de Tecnologias Educacionais do Colégio Sagrado Coração de Jesus — a mais nova instituição de ensino a integrar esse grupo — destaca a importância do uso das ferramentas Google na escola: “As ferramentas Google são mais do que tecnologia — são aliadas para tornar a aprendizagem ativa, inclusiva e conectada ao mundo real. Com o Google Workspace for Education, promovemos colaboração em tempo real, trabalho em equipe, autoria estudantil e trilhas de aprendizagem personalizadas que estimulam a autonomia. Nossos alunos desenvolvem competências essenciais para o presente e o futuro, incluindo o domínio das ferramentas digitais que capacitam nossos alunos para o mercado de trabalho”.
O coordenador também explica que o processo para obter a certificação de Escola de Referência é resultado de um processo rigoroso, conduzido em parceria com especialistas da Google for Education e parceiros oficiais de implementação. No Colégio Sagrado Coração de Jesus, foram avaliados critérios como infraestrutura tecnológica, capacitação docente, uso pedagógico das ferramentas e resultados percebidos na comunidade escolar.
Mais do que premiar boas práticas, o selo abre caminhos e mostra que é possível usar a tecnologia com propósito, afeto e intencionalidade pedagógica para inspirar uma cultura de transformação contínua. Trata-se de preparar os alunos não apenas para o futuro, mas para liderarem a construção dele.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.