
Foram reveladas, na última sexta-feira (29/08), as vencedoras mineiras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025. A cerimônia de premiação reuniu 21 finalistas nas cinco categorias do Prêmio, que celebra o protagonismo feminino à frente dos negócios. Nesta edição, Minas Gerais teve 365 empreendedoras inscritas, de diferentes perfis e segmentos de negócios, ficando entre os cinco estados com o maior número de inscrições. A cerimônia de premiação foi realizada na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
As empreendedoras mineiras foram reconhecidas em 1º, 2º e 3º lugar nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. A partir de agora, as vencedoras em 1º lugar de cada categoria avançam para a etapa regional do Prêmio e, em seguida, as classificadas seguem para a etapa nacional.
Na categoria Microempreendedora Individual (MEI), a vencedora foi Cintia Oliveira, da empresa Costuras do Imaginário, de Belo Horizonte. Já na categoria Pequeno Negócio, a vencedora foi Amanda Carvalho, da Arquitetas Nômades, de São João Del Rei. Na categoria Produtora Rural, a vencedora foi Paula Curiacos, da Fazenda Três Meninas, de Monte Carmelo. Em Ciência e Tecnologia, venceu a empreendedora Heloise Duarte, da ESGpec, de Belo Horizonte. Por fim, na categoria Negócios Internacionais, a ganhadora foi Camilla Sol, da Sol Saboaria, de Uberlândia.
O diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, abriu a cerimônia e destacou a importância da iniciativa para o reconhecimento e fortalecimento do empreendedorismo feminino. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem mostrado ao Brasil o potencial de mulheres que acreditam em si mesmas e transformam desafios em oportunidades. Cada empreendedora aqui hoje representa muito mais que um negócio. São mulheres que inovam, geram impactos, movimentam a economia e acima de tudo, inspiram outras mulheres. Contem com o Sebrae para continuarem as suas jornadas. Estamos aqui para apoiá-las e para que, cada vez mais, tenham sucesso em seus empreendimentos”, frisou.
A gestora do programa Sebrae Delas em Minas Gerais, Arielle Rodrigues, ressaltou que o Prêmio “é um reconhecimento da dedicação diária e da coragem das mulheres em seguir em frente, mesmo diante dos desafios que enfrentam. Em Minas Gerais, o empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais força. O número de inscritas cresceu de forma expressiva, revelando negócios inovadores, criativos, inclusivos e com enorme potencial de transformação para a economia e para toda a sociedade.”
Histórias de coragem e protagonismo
Cintia Oliveira, vencedora na categoria MEI, é fundadora da Costuras do Imaginário, uma marca de empreendedorismo social de Belo Horizonte focada em design exclusivo. A proposta do negócio é criar produtos autorais – roupas, bolsas, almofadas e itens decorativos – com estampas em braile e uso de QR Code para facilitar a leitura por pessoas com deficiência visual.
“Empreender para mim é ter a oportunidade de criar algo único e transformador, que revele a nossa personalidade e o que a gente acredita do mundo. Nossos produtos permitem que pessoas com deficiência visual tenham autonomia no momento de se vestir e saibam a mensagem que estão passando. Receber essa premiação é uma imensa felicidade e honra para mim”, destacou.
Na categoria Pequeno Negócio, a vencedora foi Amanda Carvalho, de São João Del Rei, sócia-fundadora da empresa Arquitetas Nômades. O negócio de impacto social foi criado com o propósito de transformar a vida de famílias de baixa renda por meio de melhorias habitacionais. “Após me formar, fiz uma viagem ao Vale do Silício, que me inspirou a deixar o meu emprego e abrir um negócio que eu acreditasse. Foi quando resolvi empreender e impactar a vida de pessoas que estavam ao meu redor, através de uma moradia digna”, relembra.
Já na categoria Produtora Rural, a ganhadora foi Paula Curiacos, da Fazenda Três Meninas, de Monte Carmelo, na região do Cerrado Mineiro. “O empreendimento nasceu de um sonho com o meu marido: criar um negócio que fizesse sentido para nós e para o planeta. Crente na força da terra e do campo, investimos nossos recursos na aquisição da fazenda e fomos construindo tudo do zero. Hoje, produzimos cafés especiais regenerativos, e somos reconhecidos pelas práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, conta.
Para ela, vencer o PSMN é um marco em sua trajetória empreendedora. “Estou muito feliz de estar recebendo esse reconhecimento e representando tantas mulheres que fazem uma história incrível no agronegócio brasileiro, especialmente no Cerrado Mineiro”, destacou.
Na categoria “Ciência e Tecnologia”, a vencedora foi Heloise Duarte, sócia fundadora da ESGpec, de Belo Horizonte, empresa de tecnologia voltada ao setor da pecuária. O propósito do negócio é oferecer soluções digitais que ajudam produtores, cooperativas e empresas a monitorarem práticas sustentáveis e calcularem a pegada de carbono de suas fazendas. “Minha paixão pela pecuária começou ainda na juventude, na fazenda da minha família. E desde então, fiz disso minha missão: conectar campo e tecnologia de forma útil, acessível e transformadora”, relembra.
Por fim, na categoria “Negócios Internacionais”, a vencedora foi Camilla Sol, fundadora da Sol Saboaria, de Uberlândia. A empresa, do segmento de bem-estar e autocuidado, produz difusores e velas aromáticas, sabonetes artesanais, água perfumada e outros produtos veganos e sustentáveis. A marca já exporta para diversos países, como Peru e Colômbia, e para o futuro, a expectativa é de expandir ainda mais e chegar a outros países.
“Estou muito feliz e honrada em receber esse Prêmio, que representa todo o meu esforço e trajetória para chegar até aqui. Obrigada Sebrae por esse reconhecimento e por revelar tantas mulheres potentes em todo o Brasil”, frisou a empreendedora.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) é uma iniciativa do Sebrae, criada em 2004, que visa valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil. O prêmio é voltado para mulheres que transformam suas realidades por meio de seus negócios, reconhecendo não apenas o sucesso empresarial, mas também o impacto social e econômico que geram em suas comunidades.
A grande final do Prêmio será realizada Florianópolis/SC, durante o Delas Summit 2025, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro. As vencedoras nacionais receberão prêmios em dinheiro — podendo chegar a até R$30 mil — além de mentoria on-line (para as primeiras colocadas) e capacitação pelo programa Empretec.