
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado hoje, dia 16 de outubro, nos convida a refletir sobre os desafios globais da alimentação e da nutrição. Instituída pela FAO em 1945, a data busca promover a conscientização sobre pensarmos em estratégias que visem melhorar a alimentação da população mundial e promovam segurança alimentar: que envolve ter acesso a serviços e alimentos saudáveis, suficientes, de qualidade e de forma constante — realidade ainda distante para grande parte da população mundial e brasileira.
A primeira comemoração desde dia ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”. E desde então, a cada ano, a data destaca temas que evidenciam problemas como fome, desnutrição, desperdício de alimentos, desigualdade social e acesso limitado a serviços de saúde e nutrição.
No Brasil, o SUS desempenha papel central no cuidado integral à saúde do indivíduo, incluindo a promoção da nutrição como eixo fundamental.

Garantir que todas as unidades de atendimento público ofereçam atendimento nutricional de qualidade, personalizado e contínuo, composto por avaliações físicas complexas e consistentes – incluindo a bioimpedância (exame de avaliação da composição corporal que usa uma corrente elétrica de baixa intensidade para estimar a quantidade de massa muscular, gordura corporal, água e massa óssea no organismo), dietas individualizadas, profissionais capacitados e suporte digno; é essencial para promover/recuperar a saúde, prevenir doenças e reestabelecer o bem-estar.
O Dia Mundial da Alimentação reforça que políticas de saúde e programas de assistência alimentar devem caminhar lado a lado com a educação nutricional, garantindo que todos tenham acesso a orientação profissional e acompanhamento adequado. Celebrar essa data é reconhecer que nutrição e saúde são direitos humanos e pilares para uma vida digna e saudável.
Governantes, empresários, organizações sem fins lucrativos, cidadãos comuns, cooperativas … enfim, todos! Mãos à obra!
Até breve!
Marcela nutri

Marcela Rodrigues Rocha
Nutricionista (CRN9 – 5529), especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutoranda em Engenharia de Alimentos – USP.
@marceladricha
Fotos: FreePick
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.