O empreendedorismo foi a alternativa encontrada por Nayara Almeida para ter liberdade e realizar o sonho de viver em um motorhome com a família. Ela foi vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, na categoria “Microempreendedora Individual (MEI)”. Ao todo, 14 finalistas participaram da cerimônia de premiação, que aconteceu na última sexta-feira (18/10), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.
Durante a pandemia, ciente do desejo de empreender, ela deixou o emprego com carteira assinada e iniciou no artesanato, mas sem sucesso na produção de tapetes. Então, migrou para a alimentação e, em busca de algo com baixo custo inicial, teve a ideia de vender cachorro-quente. Em maio de 2022, procurou apoio do Sebrae Minas durante a Semana do MEI, para orientação e consultorias. Conseguiu comprar o primeiro carrinho, que possibilitou a participação em eventos. Era o início do “Hot Dogs da Nay”, em agosto daquele ano.
O negócio surgiu com foco na apresentação dos produtos, atenção aos clientes e um cartão fidelidade. “Conheci o motorhome em 2019 e, desde então, eu e minha família nos apaixonamos pela ideia de viajar estrada afora. Mas sabia que tínhamos que nos preparar: aprender a acampar, abrir um negócio e, então, trocar a casa pelo motorhome. Queria que desse certo, e iria seguir o planejamento”, relembra. Para isso, ela testou várias estratégias em busca das metas propostas, e superou as expectativas de vendas, o que ajudou a entender melhor as finanças do negócio.
Em julho de 2023, já com um fluxo de caixa estável, comprou um trailer sob encomenda. Seu marido deixou o emprego e passou a fazer parte do negócio. No mês de dezembro, eles trocaram a casa pelo veículo e, desde então, ele é o lar e o sustento da família. “Estamos morando nele há dez meses. Ainda é uma fase para entender como funciona a logística, a legislação. Nosso plano é ser itinerante e rodar o Brasil”, diz a empreendedora que ainda conta que o prêmio chegou num momento ideal. “É a oportunidade que eu buscava de obter reconhecimento e visibilidade para o meu negócio. Participei do prêmio no ano passado, e busquei melhorar tudo aquilo que era necessário. É uma grande alegria receber esse prêmio. Não paro de olhar para o troféu que, por sinal, combina bem com o motorhome”, celebra.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Na cerimônia de premiação, o diretor técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, destacou a importância de reconhecer o trabalho e o protagonismo feminino à frente dos negócios. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vai muito além do reconhecimento individual. Ele celebra um movimento de transformação, de mulheres que estão cada vez mais à frente, inovando, criando soluções, gerando impactos e, sobretudo, inspirando outras mulheres a seguirem o mesmo caminho. Por meio dessa iniciativa, e do programa Sebrae Delas, o Sebrae reafirma o seu compromisso em apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino, uma força essencial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, ressaltou.
As candidatas vencedoras em cada categoria irão representar Minas Gerais na etapa regional do Prêmio, concorrendo com outras empreendedoras da região Sudeste. Na sequência, as vencedoras da etapa regional irão concorrer à etapa nacional do Prêmio, que será realizada no evento Delas Summit 2024, em Florianópolis, em novembro.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) é uma iniciativa do Sebrae, criada em 2004, que visa valorizar e incentivar o empreendedorismo feminino no Brasil. O prêmio é voltado para mulheres que transformam suas realidades por meio de seus negócios, reconhecendo não apenas o sucesso empresarial, mas também o impacto social e econômico que geram em suas comunidades.
Deixe um comentário