Guilherme lança “Inside Out” e Khadhu “Life” no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas.
Imagine juntar num palco dois dos grandes nomes da música mineira lançando novos trabalhos… Esse é o objetivo de “Duplo”, show que reúne no Centro Cultural Unimed-BH Minas, no dia 19 de outubro, às 20h, Guilherme Castro (Somba e Orquestra Mineira de Rock) apresentando seu novo trabalho – “Inside Out”; – e Khadhu Capanema (Cartoon e Orquestra Mineira de Rock), lançando “Life”.
Os dois se juntam a Avelar Jr (baixo), Paulo Valle (bateria) e Bê Moreira (teclados e pianos) para apresentar as músicas num formato no mínimo, inusitado: Guilherme e Khadhu permanecem no palco durante todo o show, tocando e cantando as novas músicas, além de relembrar influências de suas carreiras.
Conhecidos por suas contribuições à Orquestra Mineira de Rock e às bandas Somba e Cartoon, respectivamente, eles unem forças para apresentar os novos trabalhos que estão cercados de coincidências: “Inside Out” e “Life” foram concebidos durante a pandemia; ficaram prontos ao mesmo tempo; trazem canções no estilo folk rock; letras em inglês; alguns temas parecidos como reflexões e experiências sobre a vida; são baseados mais no violão e na letra das canções, priorizando uma sonoridade mais acústica; e os dois gravaram sozinhos quase todos os instrumentos de seus discos.
“Não foi nada de caso pensado… Quando começamos a conversar, vimos o tanto de coisas que ligavam os dois trabalhos. Somos amigos e parceiros musicais há muito tempo e, mesmo assim, ainda nos surpreendeu o tanto de coincidências”, conta Guilherme.
“O show surge da nossa profunda conexão. Ao compartilharmos nossas criações, percebemos essa afinidade entre os trabalhos, o que os levou a conceber um espetáculo conjunto que celebra não só os lançamentos individuais, mas também a colaboração artística que floresceu entre eles”, explica Khadhu.
Com um repertório que mescla músicas inéditas de seus álbuns solo e releituras de clássicos do folk mundial, Guilherme e Khadhu prometem uma experiência única ao público. Alternando-se entre violões e viola caipira e acompanhados por baixo, bateria e piano, em uma formação especialmente montada para o lançamento, os artistas apresentarão arranjos exclusivos, além de destacar as letras e a musicalidade das novas composições em um formato acústico que privilegia a intimidade e a conexão com a plateia.
“Vai ser uma noite especial que celebra a música, a arte e a colaboração entre nós, nossa parceria”, comemoram Guilherme e Khadhu.
Os ingressos estão à venda por R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia-entrada) nas bilheterias do teatro e pelo site Eventim. O show tem produção da Lira Eventos.
Novo trabalho
Os primeiros singles – “Inside Out”, de Guilherme Castro e “Phoenix”, de Khadhu Capanema – foram lançados em março, nas principais plataformas digitais e apresentadas durante um show na Galeria Resistor, em BH, com casa lotada. Os álbuns completos estão previstos para chegar às plataformas a partir de 15 de outubro. Ambos têm também clipes no You Tube que podem ser vistos nas páginas dos artistas. (Guilherme: https://youtu.be/-mvgHxKvZd0?si=-6IkP9LoW130JtbI / Khadhu: https://youtu.be/zRm9xBFA5dM?si=xkp5to4P-4E8kvXU)
“Inside Out”, de Guilherme Castro, promove uma jornada de exploração sonora meticulosamente arranjada. Gravado e co produzido pelo talentoso Leonardo Marques, da Ilha do Corvo, o álbum captura não apenas a habilidade musical de Castro, mas também a atenção cuidadosa dada aos detalhes sonoros. A natureza acústica do álbum permite que as letras e melodias se destaquem, revelando as nuances emocionais de cada faixa, em temas que discutem a vida, a finitude, intransigências e valores.
“Life”, de Khadhu Capanema, é um disco pautado em suas experiências pessoais, com reflexões irreverentes sobre a vida e seus ciclos, sobre renascimento, amizade e os desafios do mundo atual. Musicalmente o disco tem uma pegada mais acústica, apresentando canções em estilo folk com pitadas de rock progressivo, country e blues. O álbum foi quase todo gravado “em casa”, no home studio do próprio músico que também assina a produção musical. A mixagem e masterização foram feitas por seu amigo e parceiro de longa data, o engenheiro de áudio André Cabelo.
Um detalhe interessante sobre os dois trabalhos é que, tanto Guilherme quanto Khadhu gravaram todos os instrumentos e vozes em seus respectivos álbuns, com a exceção da bateria, que foi gravada por Helton Lima no álbum do Guilherme e Marcelo Dai no do Khadhu.
Sobre Guilherme Castro
Guilherme é produtor, compositor e fundador da banda SOMBA e da icônica Orquestra Mineira de Rock. Com uma extensa atuação na cena musical mineira, que inclui lançamentos anteriores como “Gastrophonic” (2010), “Fábula Rasa” (2018), “Temporal” (2020) e “Terroir” (2021), Guilherme mais uma vez mergulha no universo criativo que o moldou para lançar o álbum acústico “Inside Out”, que evoca uma gama de influências, como Simon and Garfunkel, Nick Drake e até Jeff Buckley. Natural de Belo Horizonte, o músico tem uma atuação musical bastante diversa e profícua. A partir de 1998, fundou a banda SOMBA que cativou os fãs ao combinar, de maneira bem humorada, elementos do rock com sonoridades mineiras e brasileiras. Posteriormente, ao se juntarem com as bandas Cálix e Cartoon, desenvolveu um trabalho único junto à Orquestra Mineira de Rock, onde seus arranjos e produção musical resultaram em interpretações inovadoras de clássicos do rock mundial e da música brasileira. Com a OMR, ajudou a elaborar e executar os quatro espetáculos que ela possui atualmente: Clássicos, Beatles, Brasil e Onírico.
Sobre Khadhu Capanema
Formado em Violão Clássico pela Escola de Música da UEMG, Khadhu possui uma extensa carreira musical e é considerado um dos grandes cantores de rock e folk do Brasil. Nascido em Belo Horizonte, fundou a banda Cartoon em 1995, na qual atua como compositor, arranjador, vocalista e baixista, além de tocar gaita, violão, Esraj e Sitar. Já se apresentou em grandes palcos pelo Brasil, ao lado de artistas como Alceu Valença, Ed Motta, Jota Quest, Os Mutantes e Nando Reis, entre outros. No exterior, já se apresentou em países como Canadá, Inglaterra, Irlanda, França e Estados Unidos. Em sua carreira, lançou cinco discos com o Cartoon e em 2013 participou do primeiro CD da banda Kernunna, apresentado em um grande show no Rock in Rio 2013. Participou como violonista da gravação do CD/DVD “Valencianas” de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (“Prêmio da Música Brasileira 2015” na categoria MPB – Melhor DVD). Em 2018 lançou seu primeiro disco solo, “Inverno Mineiro”, com fortes influências da música mineira, além de folk, MPB e rock. Khadhu também é membro fundador da Orquestra Mineira de Rock e participa da Fractal Orchestra do Maestro Rodrigo Garcia. Também se apresenta frequentemente como baixista junto a Orquestra Ouro Preto do Maestro Rodrigo Toffolo.
Deixe um comentário