
A ImpulsoGov e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) renovaram sua parceria em uma cerimônia simbólica nesta terça-feira, 17 de junho, durante o 38º Congresso do Conasems, o maior congresso de saúde pública do mundo que neste ano tem como sede a capital mineira de Belo Horizonte. A cooperação tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de soluções para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde 1988, o Conasems é o órgão colegiado responsável por representar e fortalecer o papel fundamental dos municípios na gestão do SUS. A ImpulsoGov, por sua vez, é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em parceria com governos e já apoiou diretamente mais de 240 municípios no Brasil, equipando-os com ferramentas e metodologias baseadas em evidências, em prol do aumento da eficiência da saúde pública.
Em Minas Gerais, mais de 25 cidades já foram apoiadas. As iniciativas da organização permitem que os profissionais detectem pacientes em risco, melhorem o gerenciamento de doenças crônicas e facilitem intervenções precoces para condições como depressão e câncer cervical.
“Iniciando mais um ano, a parceria com o Conasems indica que estamos no caminho certo, em prol do fortalecimento da saúde pública brasileira, e caminhando com a tecnologia e o SUS lado a lado. A renovação deste acordo é um reconhecimento da relevância do trabalho que estamos fazendo, fortalecendo o uso e o monitoramento de indicadores na Atenção Primária em tantos municípios”, destaca João Abreu, co-fundador e diretor-executivo da ImpulsoGov.
Em cerimônia simbólica, João assinou o Acordo de Cooperação Técnica entre ImpulsoGov e Conasems ao lado de Hisham Mohamad Hamida, presidente da entidade. Este apoio permite que a ImpulsoGov amplie seu alcance junto aos profissionais do SUS ao redor do Brasil e leve suas soluções oferecidas gratuitamente aos municípios cada vez mais longe. A parceria é crucial para a organização seguir apoiando os municípios no atual momento de transição para os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde, anunciados pelo Ministério da Saúde no mês passado.
O acordo prevê a cooperação para a implementação e disseminação da plataforma do Impulso Previne, que utiliza inteligência de dados para centralizar informações sobre cuidados preventivos, com vistas a facilitar o entendimento das informações relativas aos indicadores da Atenção Primária à Saúde e, desta forma, apoiar a melhoria contínua desses indicadores nos municípios brasileiros. Ainda, a organização e o órgão sinalizam a atuação conjunta no fortalecimento do cuidado em saúde mental na APS, por meio da sistematização de boas práticas, desenho de modelos de cuidado, disseminação de conteúdos técnicos e realização de ações colaborativas de formação, articulação institucional e engajamento de municípios, além de outras colaborações técnicas para o uso de dados do SUS para o desenvolvimento de soluções digitais.
“Além da assinatura do acordo, a ImpulsoGov veio para Belo Horizonte para participar do Congresso do Conasems como expositora. Tem sido uma experiência enriquecedora e frutífera para a construção de um futuro melhor para a saúde pública. Já tivemos muitos encontros, trocas de experiências e conversas sobre como a tecnologia e os dados podem fortalecer o SUS”, diz João Abreu.
Também nesta terça-feira (17), Juliana Ramalho, gerente de Saúde Pública da ImpulsoGov, conduziu uma conversa durante o Café Colaborativo, um espaço na agenda do evento em que pode compartilhar quais são as soluções simples e práticas que estão ajudando municípios parceiros a fortalecer a gestão e os resultados da Atenção Primária do SUS.