A pesquisadora Vitória Gomes lança em Belo Horizonte, nesta sexta, 5 de dezembro, “Por que nos querem esquecidas? Patrimônios, matrimônios e a descolonização da memória” (coleção Territórios da Criação, da Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2025, 290 págs.), obra que questiona o apagamento histórico das mulheres e propõe reflexões para uma descolonização da memória. O evento será no Espaço Laranja/Prédio de Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Grais (UFMG), das 14h30 às 18h. O lançamento é aberto ao público e contará com apresentação artística de Flávia Gaudêncio e mediação da professora e pesquisadora Cláudia Mesquita.
O livro é o segundo lançamento da coleção Territórios de Criação, que traz à tona debates essenciais sobre memórias, cultura e resistências. Resultado da tese de doutorado e com atualizações de pesquisas feitas nos últimos três anos, a obra mergulha nas relações entre gênero, memória e colonialidades, propondo uma reflexão urgente sobre como as estruturas de poder têm perpetuado esquecimentos sistemáticos das mulheres, especialmente as negras, indígenas, periféricas, LGBTQIA+ e com deficiências. A Coleção Territórios de Criação é fruto do edital da Secretaria da Cultura do Ceará realizado via Lei Paulo Gustavo.

A obra surgiu de uma inquietação da autora. Ao estudar a etimologia da palavra “patrimônio” – que vem da sociedade romana antiga e remete ao “pater familias”, aquilo que pertence ao pai e é transmitido por uma linhagem masculina –, questiona a utilização de um termo com raízes tão patriarcais para designar o que é culturalmente relevante para toda uma sociedade. “Como cresci rodeada por mulheres, sobretudo minha mãe e uma tia, cujas histórias envolviam pouca escolarização e exploração, o uso de uma palavra que omite, já na forma de nomeação, a atuação de qualquer pessoa que não seja homem, me fez chegar no doutorado querendo pensar sobre as relações de poder que geram esses apagamentos, a partir de uma perspectiva de gênero no campo da memória e dos patrimônios”, explica.
O livro pode ser adquirido diretamente com a autora via formulário.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.