Notícia

Faculdade de Direito/UFMG sedia seminário pela soberania nacional

O Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) realiza, no dia 4 de outubro, na sala da Congregação da Faculdade de Direito/UFMG, o “II Seminário de Lutas contra o Neoliberalismo em Minas Gerais – Soberania Nacional – A Crise Orgânica do Capital: conjuntura internacional, a defesa do SUS, dos direitos sociais, da soberania e das riquezas naturais de Minas Gerais”.

O seminário propõe contribuir com a análise da conjuntura internacional, nacional e estadual, e aprofundar questões que envolvem a defesa do SUS, das riquezas naturais, das terras raras e da privatização de estatais mineiras, como Copasa e Cemig. Ele ocorre no momento em que se acirra a crise orgânica do capital e que se desenha uma nova geopolítica multipolar, com a criação dos Brics e a organização de países do Sul Global.

Minas Gerais, por sua importância econômica, política e cultural na economia brasileira, é um dos estados mais prejudicados pelo ultrapassado modelo neoliberal. “Isso nos impõe um esforço teórico e prático para compreender e organizar a defesa das riquezas naturais de Minas Gerais, sobretudo das terras raras“, pontua o professor Sidnei Moraes Martins, membro do CEPPES.

As inscrições para o “II Seminário de Lutas contra o Neoliberalismo em Minas Gerais – Soberania Nacional – A Crise Orgânica do Capital”, podem ser feitas pelo link https://forms.gle/ZvkQz1N7GaigsYt89 do Google Forms, conta de e-mail congresso.cncn@gmail.com. Contatos (31) 99526-2826, sucursal/MG do Jornal Inverta.

Programação

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura

14h –Mesa I – A Crise Orgânica do Capital e a conjuntura internacional – Professor dr. José Luiz Quadros; professora me. Júlia Bevilaqua; eng.° Rodrigo Célio de Castro. Coordenação de mesa: dra. Cléa Toledo

16h –Mesa II – A defesa do SUS, soberania nacional e as riquezas naturais de Minas Gerais – Professor dr. Dirceu Greco; presidente da CUT/MG – Jairo Nogueira; prof. Sidnei Martins. Coordenação de mesa: dra. Simone Fernandes

17h50 – Café

18h – Homenagens do Jornal Inverta – Helena Greco (defensora de Direitos Humanos e enfrentou a ditadura militar no Brasil, in memoriam) e Henrique Robert (liderança social).

18h30 – Pré-lançamento do livro “Guerra e Paz: Crise Orgânica, Geopolítica e o Brasil”, de Aluísio Bevilaqua – Presidente do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES)

Captura-de-tela-2025-09-30-094213_Easy-Resize.com_-1024x657 Faculdade de Direito/UFMG sedia seminário pela soberania nacional