Colunista

Faltam 90 dias para 2024 acabar! E agora? Ainda dá tempo de cuidar da alimentação?

Com certeza dá!
Pequenas mudanças na rotina e estilo de vida podem ser fundamentais para você dar um grau no seu autocuidado e saúde nesta reta final do ano.
Ainda que você tenha deixado passar batido os três primeiros quartos do ano, sem olhar para sua alimentação e hábitos de vida, a nutri aqui vai te dar dicas valiosíssimas para tentar aproveitar o tempo restante:

Respeite o seu corpo

Não ignore os alertas que o seu corpo vem dando para você: pele e intestino ressecados, falta de disposição, cansaço extremo, necessidade diária e excessiva de consumir doces. Desacelere e se observe. Identifique os seus principais focos de cuidado para direcionar a sua energia, pausas são necessárias e te ajudam a viver com mais qualidade de vida.

Cuide do sono

Estabeleça horários para dormir e acordar, dentro de uma rotina que envolva dieta controlada, exercícios físicos e rotina de higiene do sono – desconecte das telas, cuide da luz ambiente, crie um ambiente propício para o sono – experimente uma playlist relaxante ou uma leitura (em livros físicos), antes de dormir.

minimalist-portrait-color-photography-straight-close-up-woman-sleeping-with-eyes-closed_Easy-Resize.com_-1024x930 Faltam 90 dias para 2024 acabar! E agora? Ainda dá tempo de cuidar da alimentação?

Cuide da sua ALIMENTAÇÃO!

Uma alimentação equilibrada é vital para sua saúde física e mental, e isso você já sabe, não é mesmo?

Então se você quer ter algum tipo de resultado ainda este ano (emagrecimento, melhora da disposição e energia para o dia a dia, ganho muscular), você precisa ter tempo para olhar e modificar os seus hábitos alimentares, caso eles não estejam alinhados com o seu objetivo/meta do ano.

Algumas pequenas mudanças na rotina alimentar podem ser benéficas para saúde e trazer resultados mais específicos quanto ao emagrecimento, ganho muscular e de energia

  • Consuma frutas pelo menos 3x/dia (você não precisa variar além do que o seu bolso permite, mas ter estes alimentos no seu dia a dia fará diferença na sua imunidade, fome e disposição);
  • Consuma verduras/legumes 2x/dia (te ajudarão na saciedade tanto no almoço quanto no jantar ou lanche da noite);
  • Coma alimentos lácteos de 2 a 3x/dia – para fortalecer os seus ossos e auxiliar na saciedade (leite e derivados: pode-se usar os desnatados para quem objetiva emagrecer ou tem questões quanto ao colesterol, e as versões vegetais ou sem lactose para alérgicos/intolerantes);
  • Procure tomar água o suficiente de maneira que você sempre perceba que seu xixi está clarinho e sua pele hidratada (a hidratação vem da água que tomamos, e não dos cremes para pele que usamos);
  • Evite alimentos ricos em gorduras (frituras em óleo, alimentos gordurosos – pizza, lanches, sorvetes, chocolates) – não precisa excluir, mas se você quer ter resultados, limite o consumo de 1 ou outro no máximo 1x/semana;
  • Procure reduzir o sal e o açúcar adicionado na alimentação – use temperos naturais feito com especiarias, evite os temperos prontos ricos em sódio, se conseguir não adoce o café nem o suco, mas se precisar lance mão de algumas gotinhas de adoçante, podem ajudar;
  • Faça refeições coloridas pois há oferta de vitaminas e minerais, que podem ser notados por conta da cor dos alimentos, sua imunidade e saúde agradecem;
  • Busque um acompanhamento profissional – o nutricionista, é capaz de elaborar um plano alimentar individualizado, que atenda às suas necessidades e seja adequado para o seu estado de saúde e objetivos.
courier-delivering-groceries-home_Easy-Resize.com_-1024x731 Faltam 90 dias para 2024 acabar! E agora? Ainda dá tempo de cuidar da alimentação?

Não supervalorize nem demonize determinados alimentos

Ainda que existam alimentos que em geral, não são tão positivos para a maioria das pessoas, como as gorduras saturadas, nada impede que você coma um pedaço de queijo amarelo de vez enquando, ou celebre seu aniversário com um churrasco e um chope geladinho. Isso, no entanto, não deve ser a sua rotina e sim momento de exceção.

Um outro ponto importante é não superestimar certos ingredientes (como se fossem milagrosos) – como whey protein, a chia, a tapioca, o grão de bico, entre outros — são bastante nutritivos, mas sozinhos não resolvem o problema. Não adianta comer mal e esperar que um só alimento faça toda a diferença na sua saúde. Equilíbrio é tudo!

portrait-smiling-fitness-woman-earphones_Easy-Resize.com_-1024x683 Faltam 90 dias para 2024 acabar! E agora? Ainda dá tempo de cuidar da alimentação?

Faça exercício físico regularmente

Alongamentos, caminhadas, esportes, musculação, dança. O corpo em movimento é benéfico para a saúde geral, incluindo a mental. Encontre uma atividade que você goste e se imagine praticando a curto, médio e longo prazo, e vai!!

Espero te ver em dezembro com seus resultados “estampados na saúde”!
Comece já!
Marcela Nutri

Captura-de-tela-2024-02-28-211348 Faltam 90 dias para 2024 acabar! E agora? Ainda dá tempo de cuidar da alimentação?


Marcela Rodrigues Rocha
Nutricionista (CRN9 – 5529), especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutoranda em Engenharia de Alimentos – USP.
@marceladricha
Fotos: FreePick