A última edição do ano da Feirinha Aproxima promete um encerramento cheio de sabor, cultura e afeto. O evento, que acontece no pátio interno da UniArnaldo, chega reunindo novos expositores e cardápios inéditos, além de nomes já queridos pelo público. A curadoria desta edição foi pensada para valorizar a riqueza da gastronomia mineira, conectando produtores e visitantes em torno do que Minas tem de melhor: a comida feita com alma.
Com patrocínio master da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio do Sebrae e da Prefeitura de Belo Horizonte, via Belotur, e apoio da UniArnaldo e Patrimar, a Feirinha Aproxima reafirma seu papel como um dos eventos culturais e gastronômicos mais importantes do estado. O projeto, idealizado pelo chef Eduardo Maya, já é referência em Minas Gerais por valorizar o produtor local e fortalecer o orgulho da identidade mineira.
Com entrada gratuita, o público poderá desfrutar de um sábado com boa comida, música, feira de adoção de cães, espaço kids e ações solidárias. A Feirinha segue sendo um espaço de encontro, diversidade e pertencimento, em que cada edição reforça a importância da gastronomia como expressão cultural e afetiva.
Entre as opções desta edição, o público poderá provar o cardápio do Baixa Comidaria, que leva novamente à Feirinha seu tradicional tropeiro e torresmo com mandioca e conservas. Para quem gosta de sabores internacionais o Alcici Cozinha Árabe, apresenta pratos como shawarma, porção de quibe, e big esfirra. A Distrito Pizza também chega com pizzas artesanais de marguerita e calabresa com cebola roxa caramelizada. Já o Glorioso Defumados Artesanais promete encantar os visitantes com suas carnes defumadas que incluem costelinha suína com molho BBQ e brisket com coleslaw, e a Classe A traz seus tradicionais pratos com frutos do mar, como coxinha de camarão e tilápia empanada com chips.
O Restaurante do Porto apresenta seu arroz e bolinho de bacalhau; o Judite Cozinha de Vó, seus clássicos torresmo e batata frita; e o Che Cocina e a Donna Darti retornam com empanadas argentinas e massas frescas preparadas na hora. A Pastelaria Arnaldo leva seus tradicionais pastéis de costelinha com ora-pro-nóbis e queijo com alho-poró, acompanhados por maionese de urucum e geleia de pimenta. A Wurscha, parceira de longa data da Feirinha, completa o cardápio salgado com seu pão com linguiça artesanal. Além disso, o público poderá conferir as delícias da Caramele-se, os alfajores do Igor, os produtos da Aromi di Toscana, a tradicional pipoca gourmet e o Milho Mágico.
As novidades se estendem à área de produtos e confeitaria, com expositores que representam a diversidade da produção artesanal mineira. A Aggrada apresenta peças de lifestyle; o Sítio Juranda leva frutas vermelhas e produtos caseiros; e o Sabores e Encantos oferece uma seleção de bolos e sobremesas tradicionais. A Confeitaria Flávia Bertolucci marca presença com seus clássicos brownies, tortas e tartaletes; e a Yuri Marcenes Bakery encanta com sobremesas criativas. O público também poderá conferir o trabalho da Renata Neves Confeitaria, da Petisserie, da Deli Chat e da Cookies do Reino, que completam a ala doce com bolos, cookies e quitandas típicas mineiras.
Outra presença especial é a Adega Wine, que estreia na Feirinha com vinhos selecionados para harmonizar com os pratos da feira, ao lado da Adega Supernosso, que oferece rótulos nacionais e internacionais. Para quem prefere um drink refrescante, a Vanfall prepara coquetéis autorais e drinques não alcoólicos, enquanto as cervejarias Albanos, Krug, Grotter, Jeepbeer, Pedrosa e Slod levam uma seleção de rótulos para todos os gostos. E para adoçar ainda mais a experiência, a tradicional Sorveteria Universal leva à feirinha seus sorvetes artesanais cremosos e refrescantes.
Interação entre público e especialistas da cozinha
A Oficina de Drinks UniArnaldo é uma atração inédita desta edição, substituindo a tradicional Cozinha Show. Ministrada pelos bartenders Léo Gomes e Carlos Henrique, a atividade acontece das 11h às 12h30, com 30 vagas gratuitas e inscrições pelo Sympla, que terá o link divulgado via instagram nesta semana. Durante a oficina, os participantes poderão acompanhar demonstrações, aprender técnicas de preparo e degustar as criações feitas na hora. A proposta é aproximar o público das técnicas da coquetelaria e ampliar a experiência sensorial do evento.
Os produtores do Sebrae Origem Minas também participam com uma seleção de delícias regionais: queijos do Serro, cachaças da Divina D’Minas, farofas e pralinés da Dona Farofa, mel e derivados do Apiário Abrão e temperos do Moinho Aromata e da Provençal Gourmet. A diversidade de sabores representa o interior mineiro e reforça o compromisso da Feirinha com o fortalecimento dos pequenos produtores.
A música segue sendo uma das atrações mais especiais da feirinha, com DJ Aloysio do Vale abrindo o evento com um set recheado de brasilidades, seguido do músico Serginho Olly e sua banda com um repertório de chorinho e samba. para encerrar o dia, o grupo Charanga Pop comanda o palco com releituras animadas da música pop. Para as crianças, o espaço kids gratuito garante diversão e segurança com monitores e oficinas criativas.