Considerado um dos festivais mais queridos e relevantes do país, o Sensacional! se prepara para sua 13ª edição, nos dias 7 e 8 de agosto de 2026, no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte. Os primeiros nomes confirmados do line-up são Pabllo Vittar e Gaby Amarantos, que se apresentam no sábado (8), já com vendas abertas pela plataforma Sympla.
O evento mantém o formato de Noite de Abertura na sexta-feira (7), com programação a ser anunciada em breve, e um sábado inteiro de shows. Após comemorar 15 anos de história em 2025, o festival começa um novo ciclo, consolidando-se como um espaço de celebração dos clássicos, mas também de descoberta de novos sons.
O novo pop tropical no palco do Sensacional!
Ícones dentro e fora do país, Pabllo Vittar e Gaby Amarantos representam no palco o novo pop tropical, com fortes raízes nas expressões culturais brasileiras em seus trabalhos, que vão do tecnobrega ao forró, do arrocha ao funk.
A obra de Gaby foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, um reconhecimento do valor cultural e da importância de sua música para a identidade e o patrimônio do estado, enquanto Vittar é uma das drag queens mais famosas do mundo, a primeira a ganhar o MTV Europe Music Awards, e um estrondo na cena atual, acumulando milhões de streams em hits como “São Amores”.

“Faz tempo que a gente queria a Gaby Amarantos e a Pabllo Vittar no Sensacional!. As duas já tinham se apresentado como convidadas de outros artistas na edição de 2020, mas nunca tinham vindo com um show na íntegra. A Gaby chega agora, com um grammy na mão e com o show do disco novo, Rock Doido, celebrando a essência da aparelhagem, do tecnobrega e da cultura paraense. E Pabllo vem de uma turnê cheia de shows esgotados, além de um novo EP“, conta Matheus Rocha, Diretor de Produção e um dos curadores do festival.
Mais de 15 anos de história
Criado em 2010, o Sensacional! nasceu embaixo do Viaduto Santa Tereza e foi um dos protagonistas da retomada do Carnaval de Rua de Belo Horizonte nos anos seguintes. Desde então, já ocupou espaços como o Parque Municipal, a Praça da Savassi e a Esplanada do Mineirão, consolidando-se como um dos atores mais importantes da cultura na cidade.
Desde 2022, o festival encontrou no Parque Ecológico da Pampulha seu lar, trazendo guardiões da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan, e nomes que renovam a música brasileira, como BaianaSystem, Duquesa, Boogarins, Marina Sena e Ana Frango Elétrico.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.