Notícia

Grupo Capoeira Origem lança hoje às 19h o videoclipe “O Sonhador”, valorizando a luta, resiliência e sonhos da população negra belo horizontina

O grupo Capoeira Origem, importante e tradicional coletivo do Aglomerado da Serra, lança nesta sexta-feira, 16 de janeiro, às 19h, o videoclipe da música “O Sonhador”. O lançamento ocorre simultaneamente no canal oficial do grupo no YouTube e em suas redes sociais.

Assista aqui: Canais no Youtube Vagalume Origem e Trevo Music

Acompanhe no Instagram: @videoclipe_sonhador

Arte como Instrumento de Transformação

Fundado em 2006 pelos mestres Welhinton Vieira dos Santos (Bambino), Wilton Vieira dos Santos (Vagalume) e Emerson Vieira dos Santos (Pretinho), o grupo Capoeira Origem se utiliza da arte como principal ferramenta de combate ao racismo estrutural e à exclusão social. O videoclipe “O Sonhador” é um marco desse trabalho e busca retratar o cotidiano de luta, resiliência e sonhos de moradores das favelas e periferias, em sua maioria negros e pardos.

Viabilizado com recursos do Edital PNAB 2024, sob a inscrição de número 21809, o projeto busca valorizar as raízes afrodiaspóricas, unindo a musicalidade da capoeira a ritmos como reggae, hip hop, samba e soul music.

Acessibilidade e Formação de Público

Refletindo o compromisso do grupo com a democratização do acesso à cultura, o videoclipe conta com tradução simultânea em Libras. Além do lançamento digital, o projeto inclui, como contrapartida social, a realização de uma palestra musical para estudantes e professores da Escola Estadual Professor José Mendes Júnior,  abordando a história e a filosofia das culturas negras.

Sobre o Grupo Capoeira Origem

Desde que foi criado, há quase vinte anos, o grupo Capoeira Origem promove a saúde física e mental através da realização de oficinas gratuitas de capoeira, chegando a atender  diariamente 300 pessoas entre crianças, idosos e pessoas com deficiência. O coletivo é coordenado pelos mestres Welhinton Vieira dos Santos (Bambino), Wilton Vieira dos Santos (Vagalume) e Emerson Vieira dos Santos (Pretinho),  que, antes mesmo da fundação do grupo, já atuavam na comunidade através da capoeira na promoção da cidadania e de uma cultura antirracista. O vídeoclipe “O sonhador” é resultado dessa longa caminhada de um trabalho de transformação social através da cultura negra brasileira.

Deixe um comentário