Curso assinado pelo chef Léo Paixão, gratuito e voltado para alunos de escolas públicas
Com intuito de formar novos cozinheiros e embaixadores da cultura de Minas, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC, escola social de gastronomia, abre inscrições para as turmas do Curso Técnico em 2025. O curso é gratuito, com 80 vagas e a oportunidade de qualificação profissional é destinada a jovens que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas. As inscrições serão realizadas pelo Programa Trilhas do Futuro, do Governo de Minas, e estão abertas até o dia 23 de setembro de 2024.
Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso tem carga horária de 960 horas, duração de um ano, e as aulas terão início em março de 2025.O programa do curso inclui, desde prática e técnicas de gastronomia internacional, passando pela história dos queijos e produtos de excelência de Minas, antropologia da alimentação, gestão de negócios, dentre outros conteúdos. Além do curso gratuito, os alunos recebem ajuda de custo para o transporte, uniforme completo, material escolar e material didático, kit completo de higiene pessoal, lanche diário e, aqueles inscritos no CAD Único, recebem uma bolsa incentivo de meio salário mínimo por mês.
“Oferecemos toda a infraestrutura para formar profissionais com excelência técnica para fomentar a inserção produtiva de jovens no mercado. E já estamos colhendo os resultados: muitos dos nossos da primeira turma já estão contratados em restaurantes em BH”, destacou o diretor pedagógico do curso, o chef Léo Paixão.
Para se inscrever é preciso preencher os dois formulários disponíveis no Instagram @inhacbrasil, enviar um vídeo de 30 segundos se apresentando e falando o porquê gostaria de fazer o curso. O vídeo deve ser enviado para o WhatsApp (31) 98371-6452. Para se matricular é necessário estar cursando regularmente ou ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino pública.
Referência em gastronomia e cultura
Escola de gastronomia de padrão internacional em Belo Horizonte, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC é resultado da soma de esforços em prol da qualificação dos jovens de Minas Gerais. O chef Léo Paixão assina a diretoria pedagógica do instituto, acompanhando de perto toda sua construção, metodologia e programa de ensino. Sua infraestrutura conta com duas cozinhas-laboratório didáticas, equipamentos e utensílios padrão de mercado, biblioteca de gastronomia, salas de aula completas, mezanino gourmet e área de convivência.
“A cultura é um grande produto e também ferramenta de promoção de Minas. E nosso objetivo, ao unir o binômio cultura e educação, é transformar a vida e o futuro dos nossos jovens formando grandes cozinheiros. Nossa metodologia é inovadora, pois trazemos as técnicas clássicas, como das escolas francesas e italianas, para a culinária mineira, promovendo ainda mais a excelência no desenvolvimento da nossa cozinha”, explica Sarah Rocha diretora executiva e fundadora do INHAC.
O INHAC fomenta um corredor cultural que se estabelece por meio do intercâmbio de experiências, metodologias, novas tecnologias e produtos de origem. Atua no fomento da cadeia produtiva da gastronomia e da valorização de comunidades, produtores e ingredientes locais. Integrado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias conta com patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Anglo American, Ventana Serra, EPO, Espaço 356, e Geosol. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Processo Seletivo Curso Técnico em Gastronomia – INHAC
Inscrições: até 23 de setembro de 2024
Como se inscrever:
Preencher os formulários disponíveis no Instagram @inhacbrasil.
Enviar um vídeo de 30 segundos se apresentando e explicando o porquê do interesse pelo curso para o WhatsApp (31) 98371-6452.
Deixe um comentário