Notícia

Isolamento térmico reduz temperatura em até 15°C no verão

Segundo o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão de 2026 deve registrar temperaturas acima da média histórica na maior parte do país. Cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte já ultrapassaram os 40 °C, alcançando sensação térmica superior a 50 °C em áreas densamente urbanizadas, cenário que compromete a saúde da população, reduz a produtividade e eleva os gastos com energia elétrica. Diante dessa realidade, soluções tecnológicas brasileiras têm
ganhado destaque nas mudanças climáticas.

O sistema de isolamento térmico 3TC, desenvolvido no Brasil, surge como solução eficiente para reduzir o calor em ambientes industriais, comerciais e residenciais. Composta por um sistema multicamadas de películas de alta refletividade e núcleo de poliestireno expandido, a tecnologia proporciona quebra térmica e bloqueia até 97% da radiação solar, formando um sistema eficiente de isolamento térmico em coberturas e paredes.

Inovação de base científica

Inspirada em materiais utilizados em trajes espaciais, a tecnologia 3TC foi criada exclusivamente para o contexto climático e econômico brasileiro. O sistema controla de forma integrada todos os 3 tipos de Transferência de Calor: radiação, convecção e condução, o que originou o próprio nome 3TC. Isso é possível graças à combinação de poliestireno expandido e películas refletivas que impedem a troca de calor e umidade, proporcionando conforto térmico em qualquer ambiente. A eficiência energética do isolamento faz dele um importante aliado de sistemas de climatização, que passam a atuar com menor esforço e consumo elétrico. Mas eficiência não é tudo: segurança também é prioridade. O comportamento ao fogo de um revestimento é um dos critérios mais importantes em qualquer obra, sendo regido por rigorosas normas técnicas que garantem a proteção contra incêndios.

Pensando nisso, a tecnologia 3TC atende a todas as normas nacionais e internacionais relacionadas ao comportamento ao fogo, incluindo a instrução técnica do Corpo de Bombeiros. O produto é certificado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP) como material que não propaga fogo, garantindo segurança, confiabilidade e conformidade para os mais diversos tipos de construção. “Mais do que uma solução técnica, o 3TC representa uma nova forma de conectar tecnologia, sustentabilidade e qualidade de vida. Nosso objetivo é tornar as edificações brasileiras mais preparadas para os desafios climáticos, com ganhos econômicos e ambientais reais”, destaca Ricardo Valentini, engenheiro e CEO do Grupo 3TC.

Tecnologia-reduz-temperatura-em-ate-15°C-no-verao15_Easy-Resize.com_-1024x462 Isolamento térmico reduz temperatura em até 15°C no verão
Tecnologia reduz temperatura em até 15°C no verão – Divulgação



Sustentabilidade e impacto econômico

Cada metro quadrado de 3TC instalado evita a emissão de aproximadamente 1,2 tonelada de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 40 árvores maduras. Além disso, o isolamento reduz em até 35% o consumo de energia elétrica em sistemas de climatização, poupando cerca de 12.000 kWh por instalação média, o que corresponde a 240 mil litros de água economizados na geração termelétrica.

Totalmente reciclável e com descarte simples, o 3TC contribui diretamente para metas corporativas de neutralidade de carbono e integra-se a estratégias ESG, especialmente em edificações industriais e comerciais que buscam certificações como LEED e AQUAHQE. A solução também estimula a economia nacional ao fomentar a cadeia produtiva de inovação e sustentabilidade na construção civil.

Deixe um comentário