
Artesãos e empreendedores criativos mineiros, apoiados pelo Sebrae Minas, vão representar a força do artesanato do estado na 25ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que acontece entre os dias 9 e 20 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Essa iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Artesanato.
Com um estande coletivo de 108m², o estado será representado por 16 unidades produtivas, sendo 12 artesãos e grupos ligados ao Projeto Origem Minas e quatro marcas autorais integrantes do Projeto Minas Moda Autoral, ambos do Sebrae Minas. A ação busca promover a diversidade, a identidade e o valor do fazer manual em Minas Gerais, além de fortalecer o artesanato como vetor de desenvolvimento econômico e geração de renda.
“A participação dos empreendedores na Fenearte é uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade dos produtos, gerar novos negócios, acessar mercados e consolidar o estado como referência em design, tradição e inovação no setor artesanal”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Além de um espaço de comercialização, a feira oferecerá aos participantes acesso a tendências de mercado e a possibilidade de networking com lojistas, curadores, formadores de opinião e consumidores de todo o país e do exterior.
Peças que contam histórias

Maria Conceição Andrade se prepara para mais uma edição da maior feira de artesanato da América Latina. Ela faz parte da Associação Graomogolense dos Artesãos e, há 25 anos, do grupo GrãoDetalhe Artesanato, de Grão Mogol (MG). “Bordo há mais de 30 anos. Nosso trabalho representa a fauna e a flora do Cerrado brasileiro, especialmente da Cordilheira do Espinhaço. Levamos isso para as almofadas, pesos de porta, adornos de parede e outras peças únicas. Estou levando muitas peças lindas. É sempre uma alegria poder mostrar nossa arte para o Brasil e para o mundo”, conta.
O grupo de artesãs EntreMarias, de Araguari (MG), participará pela primeira vez da Feira. O coletivo, que há três anos participa de capacitações de Design e Gestão do Sebrae Minas, levará para exposição a nova coleção que é composta por diversos itens, como almofadas, mantas, tecidos bordados e outras peças e objetos decorativos 100% artesanais. Uma das representantes do coletivo, Karla Lavareda, levará peças feitas a partir do reuso da borra, palha, casca, folhas e caule do café. “Desde jovem sempre gostei dos trabalhos manuais, mas foi com o artesanato que encontrei minha verdadeira expressão. Nossa expectativa é alta para participar da Feira, com possibilidades de realizar bons negócios, conexões com lojistas, parcerias fora do estado e, claro, para divulgar o nosso trabalho”, afirma.
Coleções exclusivas
Em Pernambuco, será a primeira vez que o Sebrae Minas dará espaço para empreendedores e empreendedoras de moda autoral do estado. Peças das marcas Almamil, ByGrazi, Douro Preto Bordados e Pura Arte estarão expostas e poderão ser adquiridas pelo público na Fenearte.
A empresária e consultora de moda Amile Almeida, da Almamil, vai levar para Olinda uma coleção exclusiva produzida para o evento. O nome da coleção é Lar e se refere a uma homenagem ao estado de Minas Gerais. Criei três modelos de estampas com peças de outuno-inverno que remetem lembranças à culinária mineira. Os nomes são bem sugestivos: cafezinho, doce de leite e pão de queijo”, conta Amile, bem-humorada, que vê grande expectativa em buscar novos mercados em Pernambuco.
“Considero essa participação como um divisor de água para o crescimento da marca. A chance que o Sebrae deu de estar na feira é um passo enorme para alcançarmos novos públicos, mostrarmos nossa marca para outras pessoas e fazer conexões com a cultura do nordeste. Para nós que trabalhamos com a moda autoral mineira, é fundamental mostrarmos nosso modo de produzir para todo o Brasil”.
Amile participou recentemente do Minas Moda Autoral. Ela criou a empresa em 2023, realizando um sonho antigo de desenvolver uma marca de estampas com modelos diversos, produzidas em fibras naturais e que atendesse a diversos tipos de públicos. Desde o início da empresa, foram produzidas sete coleções de peças em diferentes meses do ano (baseadas nas estações).
O projeto Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a “mineiridade” para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.
A iniciativa capacita os artesãos em design, gestão e empreendedorismo, promove a organização produtiva por meio de cooperativas e associações, além de ampliar o acesso a mercados com estratégias inovadoras de valorização da identidade dos territórios.
Em 2024, a instituição fez mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios mineiros. Entre as iniciativas de destaque estão a participação nos principais eventos nacionais do setor, como Modernos Eternos, Fenearte, ABUP Decor Show, Salão do Artesanato de São Paulo e Feira Nacional de Artesanato.
Além disso, o Sebrae Minas também lançou a estratégia de marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas, realizou a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, e executou o projeto “Viagem para a Origem”, que promove visitas a núcleos de produção artesanal para compradores de diversas regiões do Brasil.

Sobre o Minas Moda Autoral
O Minas Moda Autoral é destinado a empreendedores do setor de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias alinhados aos conceitos de valorização do território, inclusão e diversidade, sustentabilidade, slow fashion (movimento valoriza a qualidade e a sustentabilidade na produção de roupas), economia circular e ancestralidade.
O programa de aceleração Minas Moda Autoral é dedicado a identificar e impulsionar novas marcas de moda em Minas Gerais. Para isso, oferece uma imersão de cinco meses com capacitações estratégicas em temas essenciais para o sucesso no setor, divididos em quatro etapas: Processo Criativo, Criação, Aceleração e Mapeamento e gestão.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.