A partir de 2 de janeiro, sexta-feira, o premiado Grupo Eranos Círculo de Arte (Itajaí, SC) – formado pelos artistas Sandra Coelho e Leandro Maman – vai movimentar o início do ano, no CCBB BH, com a Mostra “Primeira Infância em Férias – ocupação teatral Eranos”. Oportunidade para quem está passando o período na capital com as crianças, a programação celebra os 15 anos da companhia que é referência brasileira nas pesquisas sobre Protagonismo Infantil e uso de tecnologia digital consciente no teatro.
No mês de janeiro, a trupe traz três espetáculos para o público belo-horizontino: “O Barquinho Amarelo” – que convida crianças a partir de 1 ano a acompanhar a jornada de um barquinho de papel e outros personagens, como o intrépido sapo Ló, por cenários, brincadeiras e sonoridades do interior e ainda aprender e construir barquinhos de papel. A obra intimista “#Mergulho”, voltada para os pequenos entre 1 e 6 anos, traz uma aventura de duas pessoas que vivem em universos diferentes (ela no mar e ele na terra) e que, com a ajuda da plateia, conseguem se encontrar. Já a performance “Pô!Ema”, voltada para crianças a partir de 3 anos, apresenta uma escritora em crise criativa, que percebe que suas inspirações e poesias estão desaparecendo. Com a participação da plateia, ela descobre que uma Ema e seus filhotes estão devorando suas criações.
Os espetáculos seguem em cartaz até 26/01, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. “O Barquinho Amarelo” pode ser visto de sexta a segunda, às 11h. “#Mergulho – experiência teatral para crianças” será apresentado de sexta a domingo, com sessões às 15h, e a “Performance Poética | Pô!Ema – criação poética com crianças”, às segundas, também às 15h. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada), com desconto de 50% para clientes do Banco do Brasil que realizam o pagamento com cartão Ourocard, e estarão à venda na bilheteria do CCBB BH e pelo site ccbb.com.br/bh. Crianças de 0 a 3 anos não pagam, mas os ingressos devem ser retirados gratuitamente na bilheteria física do Centro Cultural.
Além das apresentações, o grupo traz ainda uma programação gratuita: a exposição lúdica “O Céu, o Mar e a Palavra”, com curadoria de Adriano Guimarães, em que os visitantes adentram um ambiente de imersão poética, em meio a imagens projetadas no chão, e um universo de cubos e caixas de papelão que podem ser manipuladas pelos pequenos. Compondo com a exposição, no Teatro II, a companhia exibe duas de suas criações audiovisuais: “Cine.EMA” – série de poemas animados para a primeira infância – e “Os Pequenos Mundos” – história de uma boneca que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo a reencontrar seus pais.
As sessões de curtas acontecem às quartas e quintas, das 10h às 22h, e de sexta a segunda das 17h às 22h. Já a exposição estará aberta à visitação todos os dias, exceto às terças-feiras, das 10h às 22h, no Foyer do Teatro II, com retirada gratuita de ingressos no site e na bilheteria do CCBB BH.
Mais informações no site ccbb.com.br/bh, nas redes sociais instagram.com/ccbbbh e facebook.com/ccbbbh, ou pelo telefone (31) 3431-9400. Este projeto é realizado com o patrocínio do Banco do Brasil.


