
O movimento Na pracinha volta ao Parque do Palácio com suas experiências sensíveis para as infâncias. Para celebrar a Semana Mundial do Brincar 2025, a primeira edição do ano no parque será dedicada aos bebês — um convite para brincar sem brinquedos, no chão, com a natureza como cenário e matéria de descoberta.
Idealizado e produzido pela educadora Flávia Pellegrini, Na pracinha promove experiências multilinguagens de encontro entre crianças, famílias, cidade e natureza. Inspirado na força do brincar como linguagem universal, o projeto ressignifica relações e valoriza o território como espaço vivo de afeto, criação e pertencimento. Atuante há 13 anos em Belo Horizonte, o projeto circula por todas as regionais da cidade, ocupando praças, parques, centros culturais, museus e ruas com ações que cultivam o brincar como direito e potência.
Na vivência, pensada especialmente para bebês de 6 a 24 meses, os pequenos serão convidados a explorar materiais de largo alcance — objetos que não costumam ser reconhecidos como brinquedos, mas que despertam a curiosidade, a criatividade e o movimento livre. O espaço será preparado intencionalmente no chão, com escuta atenta aos gestos infantis, compondo uma ambiência sensorial e estética que inspira olhares de descoberta e admiração. A condução respeita o ritmo, a autonomia e as características singulares de cada bebê.
“Há algo de profundamente rico e necessário em permitir que os bebês brinquem no chão, na natureza, sem a mediação constante de brinquedos ou estímulos prontos. Ali, no contato com folhas, gravetos, vento, cada detalhe vira descoberta. Quando não antecipamos suas ações nem interrompemos seus silêncios, abrimos espaço para que se conectem com o ambiente de forma autêntica e potente. O brincar livre na natureza é, para os pequenos, uma forma de se reconhecer no mundo e de começar a habitá-lo com presença e encantamento”, destaca Flávia Pellegrini.
As vagas são limitadas e é necessário realizar inscrição antecipada. “As vagas são poucas, pois tudo o que é precioso pede tempo, espaço e atenção”, afirma Flávia.
SERVIÇO
Vivência para bebês “Brincar sem brinquedo”| Na pracinha – Semana Mundial do Brincar
Parque do Palácio
Domingo, 25 de maio de 2025
Das 9h30 às 10h30
R$ 80,00 (para o bebê + 1 adulto acompanhante)
Ingressos: sympla.com/napracinha
Sobre a Taxa de Entrada do Parque do Palácio:
A inscrição de 1 bebê isenta o pagamento de entrada para 1 cuidador adulto. Outros acompanhantes deverão adquirir seus ingressos de acesso ao parque diretamente .
Quem conduz a brincadeira:
Flávia Pellegrini – educadora, mediadora de mundos, escutadora de crianças e reparadora de miudezas. É autora dos livros Beagá pra brincar e Tempo de Brincar: ideias para divertir junto, cá dentro, lá fora. Idealizadora do Na pracinha, há treze anos promove experiências que abraçam os brincares e ressignificam as relações entre criança, adulto, cidade e natureza.
Sobre a Semana Mundial do Brincar
Com o tema “Proteger o encantamento das infâncias”, a Semana Mundial do Brincar 2025 acontece entre 24 de maio e 1º de junho, proposta pela Aliança pela Infância. A campanha convida a sociedade a cuidar do tempo e do espaço do brincar como quem cuida de um bem precioso — reconhecendo o brincar livre como a língua primeira da infância, e o encantamento como parte essencial da existência infantil.