O Fórum Econômico Mundial surpreendeu muitos trabalhadores este ano ao divulgar um relatório sobre o futuro dos empregos. Além de apontar que 59% dos profissionais no mundo precisarão passar por requalificação até 2030, o documento indica que a construção civil está entre os setores que terão o maior crescimento de empregos em termos absolutos nesse período. Embora represente uma injeção de ânimo para quem atua no setor, esse dado também reforça a necessidade de se preparar para um mercado cada vez mais competitivo.
A busca pelo aprimoramento de habilidades também interessa às empresas, pois a qualificação de colaboradores reflete no próprio desenvolvimento dos negócios. A MRV, a maior construtora da América Latina, por exemplo, investe não apenas em seu quadro de funcionários, mas também em seus parceiros. Em 2022, a companhia lançou a Escola de Vendas, uma plataforma de ensino a distância (EAD) voltada para corretores e promotores de imóveis que são credenciados à marca.
A plataforma oferece mais de 30 cursos livres sobre temas variados, como crédito imobiliário, marketing digital, gestão do tempo, inteligência emocional e educação financeira. O conteúdo é dividido em trilhas de aprendizagem que combinam aulas online, atividades presenciais nas lojas e encontros ao vivo com analistas de desenvolvimento humano. As metodologias aplicadas orientam o corretor em cada etapa do processo de vendas: da prospecção e abordagem até o fechamento, passando pelo pós-venda e relacionamento com o cliente. Adicional a toda vivência teórica e prática, o novo corretor conta com o apoio de um corretor coach, que está a disponível para tirar dúvidas e guiá-lo nesta jornada.
A Escola já capacitou mais de 8 mil profissionais e contabiliza cerca de 13 mil cursos concluídos. Caroline Azevedo, 34 anos, está nesta lista. Ela trabalhava com a venda de empréstimos em um banco até decidir migrar para o mercado imobiliário neste ano. Sem experiência na área, dedicou os primeiros meses exclusivamente à formação:
“O conteúdo do curso é bem extenso e consegui tirar todas as minhas dúvidas. Como nunca tinha trabalhado no ramo imobiliário, a Escola me ajudou bastante nessa jornada. Aprendi a forma correta de abordar o cliente, que é bem diferente de outros produtos que eu já tinha vendido. Além disso, me mostrou a importância de investir na capacitação”, afirma Caroline, corretora autônoma credenciada pela MRV.
Segundo os dados do Fórum Econômico Mundial, a curiosidade e o aprendizado contínuo estão entre as dez habilidades que mais devem crescer em demanda até 2030. Na Escola de Vendas, o profissional pode navegar por diversas disciplinas, mas a experiência começa com a “trilha inicial”. Nesta fase, com duração de 44 horas de treinamento (o que equivale a cerca de 10 dias), o corretor passa por um conteúdo intensivo que aborda os produtos da MRV, políticas de crédito, ética, integridade e práticas comerciais. Embora a participação na Escola não seja obrigatória, a taxa de adesão supera 80% entre os novos profissionais.
Os números mostram que a formação alimenta o próprio ciclo de desenvolvimento e gera um impacto imediato. A rotatividade média entre novos profissionais, por exemplo, é de 11,7%, mas cai para 6% entre aqueles que concluíram a trilha inicial nos primeiros 90 dias. Além disso, os corretores que passam pelo treinamento fazem a primeira venda, em média, oito dias antes dos demais.
“A Escola de Vendas é uma das plataformas de capacitação mais estruturadas do setor imobiliário. Ela oferece todo o suporte necessário para que o corretor chegue ao mercado preparado, com domínio sobre vendas do mercado imobiliário, políticas de crédito, informações sobre os diferenciais dos produtos, integridade nas negociações e muito mais. É uma formação completa e que está em constante atualização”, afirma Thiago Ely, diretor Executivo Comercial e Marketing da MRV&CO.


