Notícia

Orientação especializada ganha espaço no cuidado com a pele

O Brasil – terceiro maior mercado global de cosméticos – conta com 57% da população mantendo hábitos diários de cuidados com a pele, segundo estudo realizado pela Opinion Box. Esse protagonismo mundial e o crescente interesse por skincare – termo usado para descrever rotinas de cuidados com a pele voltadas à limpeza, hidratação, proteção e prevenção dermatológica – têm levado cada vez mais brasileiros a investirem em sua saúde cutânea, movimento impulsionado também pelas plataformas digitais e as rotinas compartilhadas na timeline.

Pensando nesse contexto, e para apoiar escolhas seguras e eficazes, a Drogaria Araujo conta com profissionais exclusivos para oferecer gratuitamente o serviço de consultoria de beleza, com atendimento focado em informação qualificada sobre produtos e em práticas de cuidado preventivo.

De acordo com a consultora de beleza da Araujo, Renata Ferreira, o atendimento é fundamental para personalizar os cuidados e ajudar o cliente a entender sobre os produtos certos para seu tipo de pele, sempre após a avaliação de um dermatologista. “Os consultores ajudam a evitar erros na mistura de ativos que podem irritar a pele, orientando para que não haja investimentos desnecessários”, afirma.

Renata Ferreira explica que a maior procura costuma ser por produtos voltados ao controle da oleosidade, acne e manchas, principalmente entre pessoas com melasma ou marcas pós-acne. “Atendemos uma grande diversidade de necessidades, e os produtos e marcas presentes na Araujo têm investido em soluções cada vez mais eficazes, com resultados consistentes e direcionados”.

Segundo a médica dermatologista Dra. Raquel Queiroz, uma rotina de cuidados não precisa ser complicada. “De forma geral, toda pele precisa de três passos básicos: limpeza, hidratação e proteção solar. A partir disso, outros produtos podem ser incluídos conforme a necessidade de cada pessoa”, orienta a especialista.

Misturas exigem cautela

O uso de produtos sem orientação profissional pode causar efeitos indesejados, especialmente quando envolve ativos potentes. “Ao usar ácidos e retinoides, o ideal é começar aos poucos, em dias alternados, por exemplo. É importante poupar áreas sensíveis como o entorno dos olhos, narinas e cantos labiais, além de evitar misturar muitos produtos ao mesmo tempo”, alerta a Dra. Raquel Queiroz.

Protetor solar além do FPS

Item indispensável em qualquer rotina de cuidados, o protetor solar preenche as prateleiras da Araujo e desempenha papel fundamental na saúde da pele. “Ele protege contra manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele. Na Araujo, a orientação vai além do fator de proteção solar, ajudamos a escolher o produto ideal para cada tipo de pele, seja oleosa, seca, sensível ou com acne”, destaca Renata Ferreira.

Já a Dra. Raquel Queiroz reforça: “o protetor solar deve fazer parte da rotina diária, mesmo em dias nublados”.

Foto-Renata-Ferreira-Divulgacao-Araujo_Easy-Resize.com_-1024x682 Orientação especializada ganha espaço no cuidado com a pele
Consultora de beleza da Araujo, Renata Ferreira – Divulgação Araujo

Cuidados preventivos começam cedo

Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram um aumento expressivo nos diagnósticos de câncer de pele em dez anos: de 4.237 em 2014 para 72.728 em 2024. Segundo Renata Ferreira, não é preciso esperar a vida adulta para iniciar os cuidados com a pele. “A Araujo apoia orientando produtos adequados para cada idade e necessidade, ajudando a prevenir problemas futuros”.

Dra. Raquel Queiroz ainda complementa que a rotina pode começar cedo. “Bebês a partir de 6 meses, por exemplo, já podem usar protetor solar. Conforme os anos vão se passando e a adolescência chega, torna-se necessário acrescentar uma limpeza adequada para controlar a oleosidade e prevenir a acne. E na vida adulta os cuidados são focados para a prevenção do envelhecimento e melhora da qualidade da pele”, explica.

Deixe um comentário