Por Marcela Rodrigues Rocha
Já estamos ultrapassando a metade do outono, e uma de suas principais características é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada por maior incidência de ventos e diminuição da umidade do ar, o clima fica mais seco, as chuvas vão ficando mais escassas, por isto também precisamos intensificar a nossa atenção ao consumo de água.
Há quem pense que, nos períodos frios, pelo fato de suarmos menos, não há necessidade de beber a mesma quantidade de água ingerida no verão, o que é um equívoco. Nesta época do ano, nosso corpo, para manter-se aquecido, precisa produzir mais calor e a transpiração pode aparecer mais, porém o ar frio e seco não nos permite perceber de maneira realista tal sensação, sendo assim a água torna-se essencial para o controle da temperatura do organismo e prevenção de quadros de desidratação durante o outono e inverno.
Redobre a sua atenção desde já, pois durante o verão, graças ao calor e as temperaturas altas, é comum sentirmos mais vontade de beber líquidos, ao contrário, no outono, com um clima ameno, esse “alerta do corpo” diminui e você pode acabar ficando mais tempo sem ingerir água e/ou outros líquidos.
Nossa nutri, mas por que esta preocupação toda com o consumo de água?
Porque metade do nosso corpo é feito de água e ela é primordial para nos manter vivos, sendo assim, uma hidratação eficiente:
- Beneficia as funções digestivas e renais;
- Elimina toxinas via urina e suor;
- Fortalece os cabelos, unhas, tecidos corporais;
- Controla a temperatura do organismo;
- Retarda o envelhecimento da pele, mantendo-a mais firme e saudável.
Confira aqui como a dieta pode dar uma forcinha para a hidratação corporal:
Uma maneira de unir os benefícios dos líquidos com a alimentação durante o outono e inverno, é investir em caldos e sopas. Práticos, nutritivos, ricos em água, eles podem ser incluídos na dieta em refeições como o jantar – feitos com carnes magras, verduras, leguminosas – aposte neles como auxiliar da hidratação e para espantar o friozinho.
Água saborizada (com frutas picadas imersas e especiarias – não é o mesmo que suco), água com gás e chás sem açúcares, podem dar um suporte para se alcançar o consumo ideal de água diário.
Lembrando que a água de coco e os sucos de frutas são ótimos também quando se objetiva ingerir líquidos, mas NÃO SÃO SUBSTITUTOS DA ÁGUA. Por conterem calorias (ainda que benéficas), não devem ser consumidos à vontade durante todo o dia.
Quanto de água eu devo ingerir por dia, nutri?
O volume ideal de água a ser ingerido por dia, tem relação com o peso corporal de cada indivíduo, e pode variar entre 35mL a 50mL de água por quilo de peso por dia.
Ou seja, alguém que pese 70Kg, deve pegar o valor de seu peso e multiplicar por 35 e por 50, assim se saberá o mínimo e máximo de água que deve ingerir ao dia, vejam:
70 X 35 = 2,45 Litros
70 X 50 = 3,5 Litros
Assim sendo, uma pessoa de 70Kg deve consumir entre 2,45 a 3,5 litros de água/dia.
Caso você não goste ou se esqueça de beber água, veja algumas dicas para te auxiliar:
- Utilize um alarme no celular para lembrar-te de beber água;
- Teste aplicativos que incentivam a ingestão de água;
- Carregue consigo uma garrafinha ou copo específico para água;
- Estabeleça metas de ingestão por hora ou por dia;
- Busque se lembrar sempre dos benefícios de beber água.
Beber água é sinônimo de autocuidado.
Saúde!
Até breve! ♡
Marcela Nutri
Marcela Rodrigues Rocha
Nutricionista (CRN9 – 5529), especialista em Gastronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutoranda em Engenharia de Alimentos – USP.
@marceladricha
Fotos: Freepik
Deixe um comentário