No próximo dia 16 de dezembro, terça-feira, das 9h às 11h30, o Hospital da Baleia, o Instituto Mário Penna e o Sebrae promoverão um evento de apresentação dos resultados do Projeto Hinova – Hospitais Integrados para Inovação em Suprimentos. A iniciativa tem como foco a gestão inteligente, sustentável e colaborativa dos suprimentos hospitalares em instituições filantrópicas que atuam 100% pelo SUS.
O encontro, que será realizado no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE-MG, reunirá presidentes, diretores, parceiros estratégicos e representantes de fornecedores em um momento de reconhecimento e compartilhamento dos principais avanços obtidos desde o lançamento do projeto.
Idealizado a partir de desafios comuns entre o Hospital da Baleia e o Instituto Mário Penna — referências no atendimento oncológico e na gestão filantrópica — o Hinova foi criado para reduzir custos, padronizar processos e otimizar o uso dos recursos, promovendo mais eficiência, transparência e sustentabilidade na cadeia de suprimentos.
Com o apoio técnico do Sebrae Minas, por meio do Programa Central de Negócios, o projeto consolidou uma metodologia de trabalho em rede, com ganho de escala e integração entre equipes e fornecedores, gerando valor compartilhado para as instituições e fortalecendo a saúde pública em Minas Gerais.
“No Baleia, acreditamos que inovação é uma necessidade na gestão da saúde. A expectativa é formar uma rede colaborativa atuando em conjunto para aprimorar processos e gerar eficiência, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde pública mineiro. Quem ganha é a população atendida pelo SUS em Minas Gerais”, destaca o diretor executivo do Hospital da Baleia, Fábio Patrus.
Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna afirma: “Ao unirmos capacidades, conhecimento e estratégias, deixamos claro que colaboração é caminho para garantir eficiência, transparência e sustentabilidade no uso dos recursos. Para o Mário Penna, integrar essa iniciativa é reafirmar o compromisso com uma saúde pública de excelência, baseada em inovação e responsabilidade. O trabalho desenvolvido em conjunto demonstra que soluções inteligentes são possíveis quando existe propósito compartilhado e foco na melhoria contínua do atendimento ao paciente do SUS.”
Mais do que uma ação de gestão, o Hinova representa um movimento de cooperação e inteligência coletiva, reforçando o papel transformador das instituições filantrópicas no desenvolvimento do sistema de saúde.


