A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quarta-feira (9) medidas de prevenção e ações de mitigação de riscos diante do alerta que indica a possibilidade da ocorrência de chuvas fortes, raios, rajadas de vento e granizo nos próximos dias em Belo Horizonte. O alerta é válido até o próximo domingo (13) e o volume pluviométrico deve variar entre 80mm e 120 mm, com destaques para esta quinta (10) e sexta-feira (11), quando há maior chance de chuvas fortes e acumulados pluviométricos maiores – em torno de 50mm e 30mm, respectivamente.
A PBH já mobilizou diversas áreas que atuam na prevenção de ocorrências e na proteção da população, como Defesa Civil, BHTrans, Guarda Municipal, Centro Integrado de Operações (COP), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Zeladoria Urbana e Assistência Social. A orientação para a população é que evitem passar por locais propícios a alagamentos e procurem se abrigar em local seguro em caso de tempestade e ventania.
O Posto de Comando do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) será ativado nesta quinta-feira (10) para o monitoramento e compartilhamento de informações relacionadas com as chuvas, em tempo real, com as 16 instituições presentes na Sala de Controle Integrado (SCI) possibilitando respostas ágeis em caso de eventuais ocorrências. Caso seja necessário, haverá reforço também no número de profissionais do COP-BH.
A Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb) está disponibilizando a partir desta quinta-feira 488 profissionais e 116 máquinas para atuar nos possíveis efeitos da chuva na cidade.
Fechamento de vias
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte manterá 200 agentes em 95 viaturas e outros 600 guardas à disposição para atuar no bloqueio de vias, no monitoramento visual local das áreas de inundação e na segurança dos espaços que fossem isolados. Todo o efetivo da corporação também permanecerá de prontidão em caso de necessidade de reforços.
Com 75 agentes, a BHTrans atuará para evitar que veículos e pedestres sejam surpreendidos e fiquem isolados em alagamentos. A partir de um monitoramento feito pelo COP com 59 câmeras instaladas nas áreas mapeadas sujeitas a alagamento, os agentes serão acionados para iniciar o fechamento das vias com sinalização móvel. Os bloqueios são realizados pelas equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e BHTRANS. São mais de 350 equipamentos de sinalização móvel, além das viaturas que serão posicionadas para alertar os motoristas sobre os pontos de risco.
Principais locais monitorados durante as chuvas:
• Avenida Teresa Cristina – Regional Barreiro / Oeste
• Avenida Francisco Sá – Regional Oeste
• Avenida Silva Lobo – Regional Oeste
• Avenidas Joaquim Murtinho e Prudente de Moraes – Regional Centro-Sul
• Avenida Silviano Brandão – Regional Leste
• Avenida Bernardo Vasconcelos – Regional Nordeste
• Estação São Gabriel – Regional Nordeste
• Avenida Prof. Heráclito Mourão – Regional Pampulha
• Avenida Sebastião de Brito – Regional Pampulha
• Avenida Vilarinho – Regional Venda Nova
Além desses, que demandam atenção permanente, outros locais também podem apresentar riscos, e após o monitoramento a atuação das equipes é ampliada conforme necessário.
Fotos: Freepick
Deixe um comentário