A entrada do VerboGentileza reforça a articulação de uma rede que reúne museus, centros culturais, bibliotecas, espaços públicos e empreendimentos de economia criativa no entorno da Praça e do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
“Integrar o Circuito Liberdade é colocar a gentileza no centro da experiência cultural da cidade, neste exato momento em que a rede cresce e se reinventa. Do chão das praças às campanhas on-line, queremos alcançar mais pessoas e transformar a rotina em prática: gestos simples que mudam o clima da cidade,” afirma Pat Tavares, idealizadora do VerboGentileza.
“Fazer parte dessa rede amplia conexões e resultados: aproximamos programações, criamos agendas em comum com museus e empreendimentos criativos e fortalecemos o bem viver em Belo Horizonte. O Circuito multiplica a nossa capacidade de chegar, permanecer e gerar sentido,” complementa Fina Nicolai, cofundadora do VerboGentileza.
Com atuação all-line, o VerboGentileza está onde a vida acontece — na grama, nas praças e nas ruas — e também no ambiente online, por meio de campanhas e conteúdos que aproximam pessoas, cultura e cidade. A presença no Circuito Liberdade consolida parcerias e colaborações com equipamentos e empreendimentos de referência do território, ampliando diálogos e projetos conjuntos.
VerboGentileza: uma década transformando a cidade com arte, afeto e propósito
Criado há dez anos como uma provocação — “Qual é o seu verbo?” —, o VerboGentileza cresceu como um projeto-laboratório que transforma territórios por meio da arte, da escuta e da presença. Em 2025, o festival celebra uma década de existência com uma edição especial que ocupou a Praça da Liberdade nos dias 13 e 14 de setembro deste, reunindo atrações musicais, atividades de bem-estar, ações educativas, economia criativa e instalações artísticas inéditas.
Mais do que um festival, o VerboGentileza é uma convocação coletiva por modos de vida mais integrados, sensíveis e conscientes. Ao longo dos anos, construiu uma comunidade que valoriza o encontro, a escuta e o cuidado com o espaço urbano — e que, a cada edição, amplia sua potência de transformação.