O Grupo de Dança Primeiro Ato apresenta o espetáculo “Como Água”, na 51ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, dias 29 e 30 de janeiro, quinta e sexta-feira, às 20h, no Palácio das Artes. A mais recente montagem do grupo convida o público a viver uma experiência sensorial e poética, ampliando o acesso à dança contemporânea por meio de ingressos populares. Com inspiração na natureza da água e sua capacidade de adaptação e transformação, “Como Água” propõe uma reflexão sobre o tempo, o corpo e os fluxos da vida. Os ingressos estão à venda com valores a partir de R$25,00.
As apresentações são viabilizadas pela Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura – Governo Federal, via Prefeitura de Belo Horizonte.
Inspirado na metáfora da água — que contorna obstáculos, se adapta, se transforma —, o espetáculo traz à cena um olhar crítico e sensível sobre a maneira como vivemos e percebemos o tempo. “Como Água” é, acima de tudo, um convite à escuta do corpo, das memórias, dos fluxos interiores e das pausas que também dizem. Com direção e produção de Suely Machado, fundadora e diretora artística do grupo, a obra surge do desejo de elaborar uma dança que dialogue com o presente e alcance novos públicos. “A Campanha de Popularização é um espaço fundamental para esse encontro. Levar ‘Como Água’ para esse contexto é reforçar nosso compromisso com o acesso, com a escuta e com a troca direta com o público, dançando temas que atravessam a todos”, afirma Suely Machado.
“Como Água” convida o público a mergulhar em uma experiência não linear, onde o tempo não se mede, mas se sente. “Dentro da Campanha, o espetáculo ganha ainda mais sentido, porque amplia o diálogo da dança contemporânea com diferentes plateias, reafirmando a arte como espaço de reflexão, presença e partilha”, completa a diretora.
Com concepção coreográfica de Marcela Rosa, o espetáculo foi criado de forma colaborativa, a partir da escuta e das experiências dos intérpretes-criadores. Em cena, os corpos se desdobram em paisagens afetivas, revelando contrastes entre contenção e fluidez, opacidade e brilho, silêncio e explosão. Tudo em sintonia com a trilha original de Federico Puppi, que constrói camadas sonoras em diálogo com a matéria coreográfica.
Sinopse
“Como Água”, novo trabalho do Grupo de Dança Primeiro Ato, que completa 43 anos de ação continuada, chega como uma necessidade de reflexão sobre a passagem do tempo e a escolha em como viver esse tempo, que assim como a água, encontra caminhos diante dos obstáculos, transformando o caos em poesia. A partir da observação dos seres humanos, como parte da natureza, surpreendente, cheia de contrastes, a obra se desenvolve numa narrativa não linear, acordando os sentidos, abrindo gavetas, provocando memórias. “Como Água” é um olhar crítico e poético de nosso tempo, é vida num modo contínuo… suspensão, retração, avanço e redenção.



