O CRAS Vista Alegre, na Rua Aguanil, 425, em Belo Horizonte, recebeu, dia 25/10, mais uma oficina do Projeto XIA 2024, direcionada aos profissionais do SUAS-BH (Sistema Único de Assistência Social). Conduzida pelo ator e professor Diego Poça, a ação intitulada “Masculinidades: práticas de cuidado e afeto entre iguais”, propôs uma reflexão sobre novas formas de ser homem na sociedade, abordando práticas de cuidado e respeito com vistas a desconstruir estereótipos, promover masculinidades mais saudáveis e engajar os profissionais na desconstrução de comportamentos nocivos.
O encontro é conduzido por Diego Poça, ator, pesquisador e professor de teatro, com ampla experiência no uso da arte para promover reflexões sobre questões sociais. Formado em Teatro e com especializações em estudos das relações entre som e cena, Diego dedica-se a desenvolver práticas que unem educação, arte e sensibilização social. A oficina “Masculinidades: práticas de cuidado e afeto entre iguais” reflete um compromisso com a transformação social, utilizando a expressão artística como principal ferramenta.
Em uma sociedade marcada pela violência contra as mulheres em suas múltiplas formas, a ação propõe a busca por novas formas de masculinidade mais saudáveis, fundamentadas no cuidado, no respeito e no reconhecimento de todos os corpos. Para Elder, Orientador Social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Vista Alegre, a abordagem utilizada durante a oficina e a forma dinâmica com que o tema foi tratado garantiu o engajamento dos participantes. “Diego trouxe um tema muito bacana, muito proveitoso e meio complexo, porque não é algo tão comum de se abordar. E ele trouxe isso com muita excelência, com muita competência. Eu, pessoalmente, gostei muito e percebi também, olhando para os profissionais, que eles estavam curtindo bastante a dinâmica. São perfeitas, perfeitas mesmo”, comenta.
Próxima oficina
As oficinas fazem parte de uma série de seis ações que integram a 2ª Edição do Percurso Formativo do Projeto XIA 2024, e o próximo encontro prático com Diego Poça será realizado na quinta-feira, 31 de outubro, das 14h às 17h, também no CRAS Vista Alegre. O Orientador Social do SCFV reforça a importância de continuar a trabalhar o tema utilizando essa dinâmica, que pode gerar muitas questões para debate e reflexão entre os participantes.
O Projeto Xia
O Xia 2024 – Programação Cultural, (LPG: 90838/2023 – Lei Paulo Gustavo) é realizado pelo Instituto Se Toque e utiliza a arte como ferramenta de transformação social para adolescentes em situação de vulnerabilidade. O projeto promove espaços de experimentação artística, troca de saberes e investigação de corpos e expressões dissidentes, envolvendo também crianças, familiares e responsáveis. O XIA busca ampliar o acesso à arte, cultura e lazer, incentivando o desenvolvimento integral dos participantes com o apoio de formações interdisciplinares conduzidas por profissionais especializados.
Sobre o Se Toque
O Instituto Se Toque, criado em 2014 pelas artistas Catarina Maruaia e Lina Mintz, dedica-se à pesquisa e experimentação em arte, gênero e sexualidade. Através de oficinas, vivências e projetos culturais, o Instituto atua beneficiando mulheres, jovens e corpos dissidentes. Formalizado como Organização Sociocultural em 2021, seu trabalho busca promover a igualdade de gênero e o bem-estar coletivo, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Deixe um comentário