A PUC Minas passará a ofertar, a partir deste ano, o primeiro curso de graduação de Minas Gerais em Engenharia Robótica. Os interessados poderão se inscrever por meio do Processo Seletivo Simplificado a partir desta quinta-feira, dia 27 de novembro, no site pucminas.br/vestibular. As aulas serão ministradas na modalidade presencial, no Campus Coração Eucarístico, no turno matutino. São 60 vagas disponíveis no processo seletivo.
A oferta inédita no estado, com duração total de 10 períodos, nasce de uma ampla reformulação do Curso de Engenharia Mecatrônica, oferecido desde 2023, e reforça o compromisso da PUC Minas com a inovação, em sintonia com as demandas do mercado.
Dados da Confederação Nacional da Indústria estimam que o Brasil precisará qualificar aproximadamente 14 milhões de profissionais de diversas áreas para a indústria até 2027, sendo necessário formar 2,2 milhões novos trabalhadores e requalificar outros 11,8 milhões. Entre as áreas com maior demanda por mão de obra está a da Indústria 4.0, fortemente baseada na conectividade e na digitalização, cujo objetivo primário é tornar os processos mais flexíveis, autônomos e sustentáveis.
A proposta do novo Curso em Engenharia Robótica é combinar a robustez da Engenharia Mecânica, a precisão da Eletrônica, a lógica da Computação e o poder da inteligência artificial para formar profissionais aptos a elevar a automação e a robótica a um novo patamar, com domínio técnico, visão de sistemas integrada e perfil inovador.
Com visão de sistemas desde a concepção até a aplicação, do hardware ao software, da mecânica às decisões inteligentes, o curso capacita o aluno a especificar, integrar e colocar em operação robôs completos, integrados e funcionais. Assim, o egresso estará pronto para atuar em aplicações complexas na indústria, em serviços, saúde, agricultura, logística, domicílios ou veículos autônomos.
A partir de uma grade multidisciplinar, o curso integra eletrônica, controle e computação com forte ênfase em IA e sistemas inteligentes: sensores, atuadores, sistemas de controle, eletrônica de potência, processamento embutido, e além disso, desde cedo, inteligência artificial, aprendizado de máquina, visão computacional e automação. Dessa forma, o estudante entrará em contato com as principais tendências da robótica mundial: robôs que aprendem, sistemas adaptativos e automação inteligente para variadas aplicações.
O objetivo é formar profissionais que atuem com desenvoltura, iniciativa, capacidade analítica e espírito empreendedor, com visão de sistemas desde a concepção até a aplicação, do hardware ao software, da mecânica às decisões inteligentes, o curso capacitará o aluno a especificar, integrar e colocar em operação robôs completos, integrados e funcionais. Assim, o Engenheiro de Robôs estará pronto para atuar em aplicações complexas em indústria, serviços, saúde, agricultura, logística, domicílios ou veículos autônomos.
Para participar do processo seletivo é necessário pagar uma taxa de R$ 35,00 e se inscrever no Portal da Universidade.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.