Essenciais em nossos corpos, os hormônios são os responsáveis por regular processos fundamentais como metabolismo, sono, humor e até mesmo função sexual. Especialmente nas mulheres, as diferentes fases da vida significam também intensas variações hormonais. Da puberdade à menopausa, as pacientes podem experimentar desequilíbrios nos níveis de hormônio e, consequentemente, sofrer com o desenvolvimento de doenças e condições comuns. Atualmente, a fim de aprimorar os tratamentos médicos nessa área, as farmácias de manipulação vem difundindo diferentes caminhos para a terapia de reposição hormonal.
As opções variam de cremes transdérmicos ao strip oral e podem auxiliar de forma prática nos sintomas comuns entre as pacientes. De acordo com o farmacêutico e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Inovação do Grupo Farmácia Artesanal, Mario Abatemarco, hormônios como estrogênio, progesterona e gestrinona podem ser veiculados através de diversas vias de administração para solucionar disfunções na saúde e melhorar a qualidade de vida das mulheres. “Com o processo de envelhecimento, é frequente que mulheres apresentem declínio nos níveis de estrogênio, resultando em disfunções na função sexual, como atrofia vaginal e o transtorno do desejo sexual hipoativo, especialmente em mulheres na pós-menopausa ou em fases de transição hormonal, como o climatério. Atualmente, é possível tratar essas alterações por meio de formas farmacêuticas diversas e alternativas aos implantes, permitindo a personalização do tratamento para maximizar o conforto e a adesão terapêutica de cada paciente“, relata Abatemarco.
O especialista explica como vêm desenvolvendo métodos personalizados para tratar condições complexas, como a endometriose. A doença, que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva no país, é conhecida por causar dor intensa e pode comprometer a fertilidade se não for tratada adequadamente. “Hoje, oferecemos a possibilidade de personalizar o tratamento com hormônios endovaginais com a utilização de ‘Tapiocaps’ (cápsulas de tapioca), o que permite um tratamento confortável para a paciente e com pouco ou nenhum efeito colateral. No caso dos cremes transdérmicos, por exemplo, o hormônio é aplicado sobre a pele mas, graças à tecnologia, é capaz de chegar até a corrente sanguínea para tratar o desequilíbrio. É possível ainda combinar diferentes hormônios nessas fórmulas, algo comum, por exemplo, com o estriol e o estradiol“, afirma.
Além disso, o Grupo Farmácia Artesanal, investe na produção de materiais científicos especializados voltados à orientação de médicos prescritores, oferecendo diferentes alternativas terapêuticas. Atualmente, está sendo atualizado um material que vai apoiar os médicos sobre as formas farmacêuticas e as vias de administração que podem ser utilizadas na Terapia de Reposição Hormonal em alternativa a utilização dos implantes. “Nosso objetivo é manter um diálogo próximo com os médicos prescritores para entender as necessidades específicas de cada paciente e desenvolver soluções inovadoras e personalizadas”, afirma Mario Abatemarco. “Queremos promover o cuidado integral da saúde feminina, contribuindo para a qualidade de vida em todas as fases da vida da mulher“, completa.
Deixe um comentário